Dicas para fortalecer as articulações
Fortalecer as articulações é muito importante para pessoas de qualquer idade, independente se já estão idosas, se possuem sobrepeso ou qualquer outra característica que acenda o botão de alerta para uma sobrecarga ou desgaste nas articulações. Esse fortalecimento é necessário para todo mundo que deseja realizar uma atividade física, como corrida ou até uma simples caminhada, assim como também para quem quer ter mais qualidade de vida e muito mais possibilidades na rotina. Também é importante para quem sente dores, como dores nas costas e as famosas dores nas juntas, que podem piorar ao longo do tempo. No texto de hoje, vamos falar um pouquinho como você pode fortalecer as articulações de maneira simples e até mesmo divertida. Vamos lá!
Veja dicas para fortalecer as articulações!
Vamos começar te trazendo uma reflexão muito importante: você não precisa esperar uma lesão ou uma dor aparecer para que você se preocupe em fortalecer a suas articulações. Essa é uma preocupação que deve existir mesmo que você se sinta bem, porque as dores muitas vezes se tornam crônicas e as lesões podem ser irreversíveis. Vamos às dicas!
1- Crie massa muscular!
Sabe o que mais protege as nossas articulações? Os nossos músculos! Eles são os responsáveis em amortecer o impacto nas articulações e permitem que você tenha muito mais qualidade de vida e muito menos dores. E a melhor forma de criar massa muscular é treinando, seja na musculação ou mesmo em um exercício mais direcionado, como pilates, que vai te oferecer uma aumento da massa magra de maneira geral e não apenas em músculos isolados. Criar massa magra é fundamental e faz toda diferença para que você possa fortalecer as articulações!
Pure Pilates
2- Faça exercícios direcionados
Mais do que ter massa muscular, você também pode fazer exercícios que são direcionados para fortalecer as articulações – e o Pilates é um deles. Além disso, fisioterapia e outros tipos de abordagem também podem garantir que suas articulações se recuperem de uma lesão ou mesmo que você impeça que essa lesão se instale. O ideal, quando você for fazer exercícios direcionados, é procurar um profissional formado em fisioterapia, enfermagem ou mesmo em educação física. Evite fazer exercícios pelo YouTube sem um direcionamento correto e alguém te corrigindo – a não ser que você já tenha algum tipo de familiaridade com eles. Mesmo assim, é indicado ter um direcionamento mais personalizado, pelo menos no começo!
Gostou das dicas de hoje? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima