Câimbra

Câimbra: uma surpresa nada agradável

Saiba como se prevenir das dolorosas câimbras com a ajuda do pilates e cuidados com a alimentação

Todo mundo já passou ao menos uma vez pelas dores inesperadas e incômodas da câimbra, mas porque isso acontece? Ela é sempre um mal sinal? O que você pode fazer para não sofrer com as câimbras? Como o pilates pode ajudar? Há alimentos e bebidas que sugam as vitaminas necessárias para evitar a câimbra? Neste texto vamos falar um pouco mais sobre essa surpresa nada agradável.

 

A câimbra

A câimbra  nada mais é do que um espasmo ou contração muscular involuntária, que pode durar apenas alguns segundos ou até mesmo minutos, acontece subitamente independente da pessoa estar se movimentando  ou em repouso. Geralmente afeta os membros inferiores como pés, pernas e panturrilhas, mas também podem atingir os membros superiores como os braços,  tronco e até mesmo a barriga. A câimbra também pode afetar mais de um músculo por vez, sua dor geralmente é bastante forte e não há muito o que se possa fazer no momento da crise, além de alongar os músculos da região atingida.

A origem da câimbra é o resultado do estresse dos nervos que são responsáveis por estimular os músculos. Essas alterações podem ser resultado de um esforço físico muito pesado; desidratação; falta de alongamento; alteração nos níveis de  cálcio e magnésio; insuficiência venosa e varizes; fraturas ósseas; entre outros. As câimbras também são muito comuns durante a gravidez e são atribuídas ao ganho extra de peso, às mudanças na circulação sanguínea e também pelo bebê dispor de vários nutrientes para sua formação, como cálcio para a constituição de seus ossos, por exemplo.

 

Um mal sinal?

Na maioria das vezes a câimbra é resultado de não alongar-se antes de realizar atividades físicas ou até mesmo, por não realizar atividades. A segunda maior causa é a desidratação. No entanto, ela pode sim ser o sintoma de algo mais sério, por isso se as câimbras forem frequentes é preciso ir até um médico e relatar as mesmas, inclusive as noturnas que muitas vezes acabam sendo esquecidas.

 

Como prevenir?

Além de manter-se hidratado, algo que não é importante apenas para a prevenção das câimbras, mas também para o bom funcionamento do organismo como um todo, o alongamento é a melhor forma de evitar as câimbras. E é por isso que o pilates aparece como grande aliado afinal, sabemos que além de alongar, a prática também fortalece a musculatura e ajuda a melhorar a pressão sanguínea.

No entanto, é importante salientar que os resultados não acontecem do dia para a noite, é preciso dedicar-se às atividades periodicamente e aguardar algumas semanas para que os resultados possam ser percebidos.

 

Alimentação

Outro ponto que deve ser observado é a alimentação que pode ajudar a prevenir ou contribuir com as câimbras. Começamos falando sobre os alimentos que podem ajudar a provocar câimbras, entre eles estão:

  • Bebidas alcoólicas, o café e refrigerantes,  que acabam sugando água do nosso   organismo.

  •  Sal em excesso, pelo mesmo motivo anterior.

Por outro lado, invista em alimentos que sejam ricos em potássio, magnésio e cálcio, entre eles:

  • Ricos em cálcio: leite e seus derivados, como queijos e iogurtes; brócolis; couve; flocos de cereais.

  • Ricos em potássio: amendoim, avelã, abacate, feijão, arroz integral, granola, mamão, tomate e banana.

  • Ricos em magnésio: ameixa seca, tâmara, figo seco, castanha do pará, soja, gérmen de trigo e grão de bico.

 

Como podemos observar, a câimbra apesar de extremamente incômoda e dolorosa, é um mal que pode ser prevenido com apenas algumas mudanças positivas no dia a dia, como praticar pilates, tomar mais água, alongar-se e incluir alguns alimentos chaves no cardápio. Ações que também contribuem para uma vida mais saudável em geral.

E você, já sofreu com câimbras mas conseguiu reverter esse quadro? Conte-nos como nos comentários!   

Se você sofre com câimbra, clique aqui e marque uma aula grátis na Pure Pilates!

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais