Homens devem fazer Pilates?

Homens devem fazer Pilates?
Avalie este post

Não é novidade que o Pilates vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo e mesmo que sua prática seja mais comum entre as mulheres, o método também é recomendado para qualquer tipo de pessoa.

Mas e quanto aos homens? Será que eles também devem praticar Pilates? Acompanhe os detalhes a seguir e saiba mais sobre este assunto:

Pilates para homens

O Pilates cada vez mais tem se mostrado uma prática benéfica para a saúde e o bem-estar. Mas apesar do método ser recomendado para todos os tipos de pessoas, é possível observar a ideia de que o Pilates é recomendado somente para as mulheres.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

A explicação para este mito associado ao gênero feminino, está basicamente na grande influência do Pilates com a dança clássica, na qual as mulheres tradicionalmente possuem maior interesse, como é o caso do ballet. Além disso, diversos artistas do mundo do espetáculo também costumam praticar o Pilates como forma de obter seus músculos definidos.

Mas o que muitos homens não sabem, é que a prática do Pilates vai muito além deste mito. Deste modo, para atrair o público masculino para o seu estúdio, é preciso quebrar este paradigma e mostrar aos homens os benefícios da prática do Pilates por uma outra ótica.

Homens no Pilates: Como atraí-los para o seu estúdio?

Quebrar o mito de que o Pilates não pode ser praticado por homens, pode não ser uma tarefa fácil, já que está mentalidade tem se expandido ao longo dos anos. Contudo, algumas estratégias de marketing e publicidade no seu estúdio, poderão ajudar a despertar o interesse do público masculino em começar as aulas de Pilates. Algumas dicas são:

  • Em vez de informar que o Pilates ajuda a melhorar a flexibilidade, procure mostrar benefícios mais concretos como, por exemplo,  tornar o praticante mais rápido, mais funcional e ajudá-lo a se sentir melhor fisicamente.
  • Explore os benefícios do Pilates para corredores, informando que a sua prática ajudará a melhorar o seu rendimento e evitar lesões.
  • Detalhe os benefícios do Pilates para ajudar a manter a postura alinhada, tratar tensões musculares nas costas e até mesmo para colaborar em uma jornada de trabalho em frente ao computador sem dores no final do dia.

Conforme se pode observar, as dicas acima mostram uma forma de abordagem mais detalhada ao público masculino. Isto torna-se necessário, pois os homens costumam ser um pouco céticos quanto aos benefícios do método, já que seus praticantes em sua maioria são mulheres. Assim, ao abordar as razões de outra maneira, é possível mudar a concepção masculina em relação a pratica do Pilates.

Benefícios do Pilates para os Homens

Outra maneira de incentivar os homens à prática do Pilates, é demonstrando o que o método pode fazer especificamente aos praticantes do sexo masculino. Abaixo temos separamos alguns benefícios:

  • Tonifica músculos que até então nunca haviam sido trabalhados antes;
  • Complementa outras atividades físicas e ajuda a melhorar o desempenho do praticante de esportes.
  • Reduz o risco de câncer de próstata, uma vez que com a prática de determinados exercícios é possível prevenir deterioração da musculatura do assoalho pélvico.
  • Pela mesma razão que o Pilates ajuda a reduzir o câncer de próstata, a sua prática também colabora para melhorar a vida sexual.
  • Melhora a resistência física, meta buscada por muitos homens;
  • Ótimo para o avanço da idade, uma vez que  os exercícios de baixo impacto ajudam a fortalecer o corpo sem prejudicar as articulações, trabalhando força e melhorando a postura, que são percebidas à medida que envelhecemos.

Por mais que muita gente já tenha escutado, definitivamente o Pilates não é um método focado exclusivamente no público feminino. Ou seja, o Pilates trata-se de uma prática indicada para que mulheres, jovens, idosos, gestantes e até mesmo homens de todas as idades possam prevenir lesões, aliviar dores, aumentar a flexibilidade da coluna e demais membros, fortalecer a musculatura postural, entre outras vantagens.  

Aliás, se o Pilates faz bem para as mulheres, por qual razão não faria bem ou não poderia ser indicado para os homens, não é mesmo?

Portanto, se o seu estúdio ainda não trabalha com o público masculino, vale a pena avaliar a possibilidade de incentivá-los em suas estratégias de marketing, uma vez que esta decisão poderá lhe render novos clientes e tornar o seu estúdio ainda mais competitivo. 

E você, utiliza alguma dica para incentivar homens no Pilates? Compartilhe conosco!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais