Pilates para atletas: conheça os benefícios

As Olimpíadas do Rio 2016 estão chegando e como é de costume, presenciamos atletas de diversas modalidades competindo em um alto nível. Por serem geralmente os melhores em seus esportes, esses atletas passam por longos períodos de treinamentos e preparação.

Mas você sabia que em diversas modalidades de esportes, a prática do Pilates pode ser implementada para auxiliar o atleta em seu treinamento e desempenho?

Acompanhe os detalhes a seguir e saiba o que o Pilates pode fazer pelos atletas de todos os níveis.

Pilates para atletas

Seja no atletismos, no futebol, natação ou qualquer outra modalidade de esporte, é sempre necessário o preparo físico do atleta para o bom desempenho nas competições.

Contudo, a prática esportiva quando realizada de maneira incorreta ou até mesmo a falta de preparo físico, podem ocasionar lesões musculares e articulares devido à falta de flexibilidade, baixa coordenação motora, falta de estabilização da coluna, deficiência muscular ou capacidade de movimento reduzida.

Desta forma, a prática do Pilates auxilia na melhora da qualidade e eficiência motora, além de ajudar no desempenho específico de cada atleta. Com a sua prática, o atleta trabalha com exercícios de mobilidade, flexibilidade e estabilização, passando a melhorar cada vez mais os seus movimentos, obtendo consequentemente melhores resultados em sua modalidade desportiva.

Benefícios do Pilates para atletas

  • Promove o fortalecimento muscular, moldando o corpo do atleta com os exercícios;
  • Previne lesões musculares e articulares, uma vez que o corpo do atleta passa a estar mais preparado para a execução de movimentos específicos;
  • Melhora a respiração do atleta, que também é essencial para a prática de qualquer esporte;
  • Melhora a flexibilidade de todo o corpo;
  • Ajuda a melhorar a consciência dos movimentos;
  • Fortalece o abdômen e os músculos de sustentação da coluna que costumam ser bastante solicitados nas práticas esportivas;
  • Melhora a capacidade de concentração e autocontrole do atleta, além de auxiliar na redução do estresse;
  • Quando há o acompanhamento médico, o Pilates também pode ser uma excelente alternativa para tratamento de dores lombares, lesões de ligamentos, estiramentos musculares, tornozelos, joelhos e ombros que são muito comuns em atletas.

Qualquer atleta pode praticar Pilates?

No geral, todas as modalidades esportivas podem desfrutar dos benefícios da prática do Pilates, pois a sua prática tem o objetivo de melhorar a flexibilidade, o condicionamento, coordenação e equilíbrio.

No entanto, mesmo não havendo restrições é necessário que cada atleta seja avaliado individualmente para se traçar objetivos conforme a sua necessidade. Ou seja, alguns atletas precisam de maior estabilidade articular, outros necessitam de fortalecimento em certos grupos musculares e assim por diante. Desta forma, cada atleta deve ter o acompanhamento de um profissional para a avaliação inicial e controle de progresso.

 

Não é novidade que a prática do Pilates pode auxiliar na saúde e bem-estar de qualquer tipo de pessoa e conforme vimos, os atletas de diveras modalidades também podem desfrutar do Pilates para se tornarem cada vez mais competitivos em seus esportes.

Vale ressaltar que não existem modalidades que se beneficiam mais ou menos com a prática do Pilates, pois existe sempre a liberdade de realizar variações de exercícios, possibilitando até mesmo criar movimentos que imitam os gestos do atleta durante a prática do seu esporte. Além disso, o Pilates pode ser praticado tanto em atletas amadores, quanto naqueles de alto nível que estão buscando melhorar seus potenciais para as competições.

Nós da Pure Pilates contamos com o que há de melhor e mais moderno para que você tenha um excelente preparo físico de modo a melhorar cada vez mais o desempenho em seu esporte. Faça uma visita em uma de nossas unidades e venha conhecer de perto o nosso trabalho!

E você, prática esportes? Que tal praticar Pilates para aumentar o desempenho em sua modalidade?

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais