9 Benefícios do Pilates na menopausa

A menopausa é um período de transição na vida da mulher onde o seu corpo passa por alterações hormonais que o influenciam física e mentalmente. Entre os 45 e 55 anos de idade, a mulher está entrando em sua fase madura e delicadas mudanças começam a acontecer e se manifestar através de diversos sintomas:

  • Aumento da transpiração decorrente de ondas de calor repentinas
  • Maior dificuldade de atenção e memória
  • Aumento da ansiedade e irritação
  • Fadiga
  • Suor noturno, podendo influenciar na qualidade do sono
  • Perda da elasticidade da pele, principalmente na região do pescoço e no rosto (o corpo passa a produzir menos colágeno)
  • Diminuição da libido
  • Desconforto durante as relações sexuais
  • Maior fragilidade nos ossos por causa do aumento da porosidade

Entre outros sintomas, sendo que o seu aparecimento pode variar de mulher para mulher e não necessariamente serão todos a se manifestar. O que causa estes sintomas é o fato do corpo da mulher passar por transformações decorrentes da diminuição da produção de hormônios importantes para o seu pleno funcionamento. Quando o corpo para de produzir estes hormônios, a mulher também se torna mais vulnerável a sérios problemas de saúde.

Existem formas de tratar e/ou amenizar os sintomas da menopausa, como através do tratamento de reposição hormonal. O intuito do tratamento é basicamente repor o estrogênio, hormônio responsável por diversas funções importantes do corpo da mulher. O tratamento pode resultar na redução da sudorese excessiva, diminuição da sensação de calor, aumento da produção de colágeno, otimização do sistema circulatório, estímulo da lubrificação e reforço dos tecidos da parede vaginal. Entretanto, o tratamento além de ser muito caro, é demorado e pode oferecer efeitos colaterais perigosos. A produção hormonal pode acontecer de forma desregulada e causar até mesmo câncer de mama.

Quais os principais benefícios do Pilates para mulheres na menopausa?

O Pilates têm se mostrado altamente eficaz no auxílio da saúde tanto da mulher como do homem em diversas etapas da vida, desde o suporte à crianças em fase de desenvolvimento até mesmo aos adultos em sua fase madura. Os seus benefícios à saúde são inestimáveis, e a sua prática regular pode ser muito útil para mulheres que estão entrando no delicado período da menopausa. Os seus principais benefícios são:

1 – Auxilia no tratamento da osteoporose

No Pilates, os exercícios trabalham músculos que envolvem as regiões da estrutura óssea mais suscetíveis aos danos causados pela osteoporose, como a coluna e o fêmur. Diminuindo as dores nas costas decorrentes de contraturas musculares; prevenindo fraturas e até mesmo evitando o encolhimento da altura do indivíduo por conta da deformidade da coluna. 

2 – Ajuda a reduzir o estresse, combatendo a irritabilidade e a ansiedade

A prática de exercícios físicos libera endorfinas responsáveis pela sensação de prazer e bem estar.

3 – Enrijece os tecidos musculares melhorando a sua forma

Os exercícios combinam técnicas que visam alongar e também fortalecer a musculatura, causando o seu enrijecimento e os tonificando.

4 – Aumenta a massa óssea

Os exercícios do Pilates estimulam a produção de cálcio, aumentando a sua demanda no organismo e fortalecendo os ossos mais prejudicados pela osteoporose.

5 – Ajuda no tratamento da incontinência urinária

Muitos exercícios trabalham o assoalho pélvico, e nas mulheres fortalece o períneo.

6 – Melhora a autoestima

A constante liberação de hormônios e endorfinas responsáveis por sensações de prazer e bem estar, ajudam a pessoa a permanecer sempre feliz e realizada. 

7 – Otimiza a capacidade de concentração e memória

O Pilates possui uma variedade de exercícios que estimulam a memória através da concentração e a coordenação motora. Manter cérebro ativo o estimulando todos os dias, é uma das melhores práticas que uma pessoa da terceira idade pode fazer. 

8 – Melhora a capacidade de equilíbrio

Desvios na postura podem estar associados à falta de equilíbrio nos idosos. O Pilates ajuda a corrigir estes desvios, além de restaurar a capacidade e a confiança na locomoção e no desempenho de atividades diárias.

9 – Correção da postura

Grande parte dos exercícios são completamente focados na correção postural e no fortalecimento de músculos que não costumam ser trabalhados normalmente com a musculação ou atividades físicas comuns, possibilitando que áreas responsáveis pela postura sejam otimizadas.

Nos últimos anos tem ocorrido um significativo aumento na procura de aulas de Pilates por mulheres que estão entrando ou já entraram na fase da menopausa, por conta dos benefícios à saúde e a prevenção de riscos de lesões e outros problemas decorrentes da idade.

Quer saber mais sobre como o Pilates pode ajudar mulheres na fase da menopausa? Deixe o seu comentário! E não se esqueça de continuar acompanhando o nosso blog!

Deixe seu comentário

Um comentário em “9 Benefícios do Pilates na menopausa

  • 21/05/2017 a 17:43
    Permalink

    Excelente dicas sobre menopausa, acredito que com seus conselhos a vida ficará mais fácil nesse período que todos nós mulheres enfrentaremos. Obrigada por compartilhar.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais