Aprenda a planejar as finanças em seu estúdio de Pilates

O controle das finanças é a base para o sucesso de qualquer negócio e não seria diferente para um estúdio de Pilates. Assim, é preciso estar sempre atento a toda movimentação financeira da empresa para evitar surpresas desagradáveis como corte de investimentos, demissões de funcionários, queda na qualidade das aulas e até mesmo o fechamento do estúdio.

E pensando neste assunto, separamos a seguir alguns pontos importantes que você deve avaliar na hora de realizar o planejamento financeiro do seu estúdio de Pilates. Acompanhe!

Calcule o preço ideal das suas aulas

Saber o preço ideal para as aulas irá ajudar o seu estúdio a ter uma vida financeira mais tranquila. Neste caso, é preciso avaliar diversos fatores como pagamento de aluguel do ponto quando houver, salários de funcionários e sócios, média de renda da região onde o estúdio de se localiza, entre outros fatores.

Esta tarefa costuma exigir alguns conhecimentos específicos por parte do empresário, que também deverá atualizar os preços conforme as mudanças econômicas. Por outro lado, quando se opta por uma franquia de Pilates, por exemplo, é possível obter o apoio do franqueado que irá lhe ajudar a calcular o preço das aulas sem grandes dificuldades.

Não misture as finanças pessoais com as do estúdio

Utilizar o caixa do estúdio para pagar as contas pessoais é um erro muito comum que pode comprometer a vida do seu negócio.

Para evitar que isto ocorra, é importante determinar um valor mensal que você irá retirar como salário. Assim, qualquer outro valor além do fixado poderá trazer grandes prejuízos para o seu estúdio.

Adiante recebimentos

Uma das dificuldades para quem tem seu próprio estúdio de Pilates é conseguir ter dinheiro suficiente para o capital de giro. E neste caso, adiantar o recebimento das aulas pode ser uma boa estratégia.

Neste caso, é interessante promover promoções, descontos para pagamentos à vista ou para pagamentos de pacotes anuais das aulas. Assim, seus alunos irão se beneficiar das vantagens ao adiantarem os pagamentos e o estúdio terá condições de ter capital de giro para seguir em frente.

Estipule metas

As metas são importantes para que o seu estúdio consiga transformar em números os resultados e assim avaliar se os objetivos estão conforme o planejado. Uma dica para traçar metas de maneira consciente é realizar um planejamento orçamentário anual (ou semestral caso prefira).

Esta tarefa tende a ser muito importante para as finanças do seu estúdio e poderá exigir alguns conhecimentos específicos da sua parte, caso abra o estúdio de Pilates por conta próprio. No entanto, caso você opte por uma franquia de Pilates, é possível estar mais tranquilo neste quesito, pois o franqueador costuma oferecer assessoria neste assunto.

Faça uso de um software

O uso de um software irá auxiliar na automação da gestão e no melhor controle das finanças do estúdio, uma vez que com o uso da tecnologia é possível controlar o seu fluxo de caixa, as contas a pagar e a receber e até mesmo emitir relatórios para tomada de decisão.

Neste ponto, a única dificuldade de muitos empresários está em identificar qual o tipo de software é o mais adequado e até mesmo como aprender a utilizá-lo. Por outro lado, se você opta por uma franquia de Pilates, não existirá preocupações na escolha de um bom software e além disso, quando houver o uso deste tipo de tecnologia, você passa por um treinamento para estar apto a utilizá-lo.

 

Sem dúvidas, o planejamento das finanças é fundamental para que todo estúdio de Pilates consiga se estabelecer no mercado. No entanto, conforme vimos, em muitos casos existe a barreira da falta de conhecimentos específicos para se fazer a gestão financeira correta do negócio. Ou seja, em diversas vezes o profissional que decide abrir um estúdio por conta própria, acaba enfrentando dificuldades na hora de administrar as finanças do negócio.

Por outro lado, quando se opta por uma franquia como a Pure Pilates, é possível obter todo o apoio do franqueador que já possui experiência e conhecimentos neste assunto. Desta forma, é possível manter o foco na qualidade das aulas uma vez que treinamentos, cálculos de preços e planejamento orçamentário podem ser feitos com o apoio de quem entende do assunto.

E você, tem alguma dúvida sobre planejamento de finanças em estúdios de Pilates? Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais