Atividades físicas para dores no joelho – Conheça as 5 melhores

Atividades físicas para dores no joelho – Conheça as 5 melhores
Avalie este post

Dores no joelho podem ser muito difíceis e causar problemas para que se tenha uma rotina saudável. Os simples atos de caminhar, subir escada ou ir ao trabalho, podem ser muito desgastantes e dolorosos. Por isso, no texto de hoje, separamos alguns exercícios que podem ajudar – e muito – a diminuir as dores nos joelhos. Mas lembre-se que é importante sempre realizá-los com a ajuda de um profissional, combinado? Veja abaixo!

 

Veja as atividades físicas para dores no joelho!

 

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Vamos lá?

 

1- Pilates

 

O Pilates é um dos melhores exercícios para diminuir as dores no joelho. Seus exercícios são voltados para o fortalecimento dos músculos ao redor das articulações. E isso ajuda a estabilizá-las e reduzir o impacto sobre o joelho durante movimentos como caminhar, subir escadas e agachar. 

Além disso, o Pilates também ajuda a melhorar a postura e o equilíbrio, o que reduz o risco de lesões no joelho.

Vale dizer também que os exercícios do Pilates são de baixo impacto. Ou seja, eles podem ser adaptados para cada aluno que entra no studio. Por isso, eles são uma opção segura e eficaz para pessoas com dores no joelho ou mesmo para quem sofre de dores em outros locais do corpo. Ao trabalhar em conjunto com um fisioterapeuta ou instrutor de Pilates certificado, podemos desenvolver um programa de exercícios personalizado para você. Isso pode ajudar a diminuir a dor no joelho e melhorar a sua qualidade de vida de maneira geral. 

2- Natação 

 

Quando você nada, o seu corpo está flutuando na água, o que significa que há muito menos impacto sobre as articulações do joelho em comparação com outras atividades físicas, como corrida ou caminhada. Além disso, a água proporciona uma resistência natural que ajuda a fortalecer os músculos das pernas, incluindo os músculos ao redor do joelho. Ou seja, o fortalecimento desses músculos pode ajudar a estabilizar o joelho e reduzir a dor associada à instabilidade da articulação.

E boa notícia para quem nada em piscinas aquecidas: A água morna da piscina pode ajudar a relaxar os músculos ao redor do joelho e permitir que você se mova mais facilmente. Além disso, os exercícios de alongamento que são realizados na água podem ser mais suaves do que aqueles realizados em terra, o que pode ajudar a diminuir a dor e a rigidez do joelho.

 

3- Alongamento

 

Por fim, vamos falar um pouco do alongamento. Quando os músculos das pernas estão encurtados ou tensos, pode haver uma pressão excessiva sobre as articulações do joelho. Isso pode levar à dor. Ou seja, o alongamento regular pode ajudar a aumentar a flexibilidade dos músculos ao redor do joelho, o que pode reduzir a pressão sobre as articulações e diminuir a dor.

Porém, temos sempre que lembrar que o alongamento pode também causar lesões. Isso especialmente se você realizar exercícios sozinho, sem ajuda de um profissional. O mais adequado é aproveitar as aulas de Pilates, por exemplo, e pedir sugestões de alongamento ao seu professor. 

 

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos! 

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais