Como funciona a dieta Paleo? Descubra no texto de hoje!

Como funciona a dieta Paleo? Descubra no texto de hoje!
Avalie este post

A dieta paleo vem do nome “paleolítica”, ou seja, um tipo de dieta que imita a forma como nossos ancestrais se alimentavam nesse período da história. De forma geral, ela é baseada em comer aquilo que a natureza nos oferece unindo, claro, com os benefícios da nossa tecnologia, como é o caso da nossa produção de grãos saudáveis e ricos em vitaminas e minerais.

No texto de hoje, vamos explicar o que é a dieta Paleo, como ela funciona e se realmente há benefícios em optar por ela! Veja abaixo!

O que é a Dieta Paleo?

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

A dieta paleo, basicamente, é como se fosse baseada na caça e em como nossos ancestrais se alimentavam, sendo composta da seguinte forma:

1- 19 a 35% proteínas

2- 28 a 47% gorduras

3- 22 a 40% carboidratos

Nos dias de hoje, apesar de todas as mudanças e revoluções que surgiram ao longo dos anos, segundo os defensores da dieta, o nosso corpo ainda se encontra adaptado à ela, mantendo a mesma genética, as mesmas enzimas digestivas e o mesmo ADN.

Para te ajudar a entender melhor, separamos abaixo algumas dúvidas comuns que podem surgir sobre o assunto! Vamos conferir!

1-A dieta paleo ajuda no emagrecimento?

A dieta paleo corta o carboidrato da nossa alimentação como, por exemplo, massas, pães, arroz e etc. Esses carboidratos elevam o nível de glicose no organismo e o seu excesso em nosso corpo é metabolizado e transformado em gordura. Portanto, a dieta paleo ajuda sim na perda de peso se feita corretamente, além de prevenir doenças como diabetes, obesidade e problemas cardíacos.

2- Quais alimentos não podem ser consumidos dentro da dieta?

Além de se restringir as massas, o arroz e o feijão, a dieta paleo também estimula a restrição ao consumo de alimentos industrializados, como salgadinhos, biscoitos, pães, açúcar e derivados. Basta manter o foco em alimentos que existam na natureza, com exceção aos grãos, já que as frutas, as verduras e os legumes contém a quantidade adequada de carboidratos e fibras que o organismo necessita para um bom funcionamento.

3- Quais alimentos devem ser introduzidos na dieta paleo?

Deve-se consumir carne à vontade, mas tome cuidado, pois proteína em excesso pode acarretar em sérios problemas à saúde, dentre eles, falta de cálcio nos ossos e uma sobrecarga renal. O limite de proteínas indicado pela OMS é de 30% de calorias ao dia. É indispensável que se consuma frutas, verduras e vegetais para contrabalancear com a carne. Alimentos como peixes, ovos, raízes, temperos, frutos do mar, frutos secos e alguns óleos de origem vegetal também compõem a dieta paleo e são de total importância.

3- Essa dieta é segura?

A dieta paleo é uma das mais saudáveis e seguras, porém há contra indicações, como indivíduos que possuem algum tipo de problema renal crônico, por exemplo. Vale ressaltar aqui que, para se dar início a qualquer dieta ou mudança nos hábitos alimentares, é fundamental procurar por um nutricionista qualificado! Além disso, toda dieta deve ser realizada em conjunto com exercícios físicos para melhores resultados!

Gostou de saber mais sobre a Dieta Paleo? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos! Até a próxima!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais