Conheça os aparelhos e acessórios usados no Pilates

Conheça os aparelhos e acessórios usados no Pilates
5 (100%) 1 vote

O Pilates, método desenvolvido na década de 30 pelo alemão Joseph Pilates, é muito procurado nos dias de hoje por pessoas de todas as idades. Tem como objetivo a melhora da postura global do indivíduo, através do fortalecimento muscular, aumento da mobilidade articular e alongamento dos músculos.

Nas aulas, os exercícios são executados sem pressa, de forma a evitar o estresse e objetivando o total controle dos movimentos. A maioria dos exercícios de Pilates conta com aparelhos e acessórios que auxiliam na realização dos movimentos. Vejamos, então, a seguir, quais são os aparelhos de Pilates utilizados nas aulas!

Magic Circle

O Magic Circle é utilizado em diversos exercícios. Trata-se de um aro flexível de 40 cm com duas empunhaduras, que oferecem resistência em vários movimentos feitos com tornozelos, joelhos e mãos. É o único acessório utilizado no solo que foi idealizado pelo criador do método, Joseph Pilates. Os outros aparelhos de Pilates foram incluídos ao método posteriormente.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Bola Suiça

Existem bolas de todos os tamanhos nas aulas, mas a mais utilizada é a bola suiça, que mede 65 cm. Exercícios para todo o corpo podem ser executados com ela, bem como exercícios de alongamento. A bola, no entanto, não é um aparelho de Pilates, mas é considerada um equipamento auxiliar que faz parte das aulas.

Bosu

Trata-se de uma meia bola que possui uma base estável. O aparelho de Pilates aumenta o grau de complexidade dos movimento e tem por objetivo aprimorar o equilíbrio do praticante. Os praticantes podem executar os exercícios no aparelho, pulando sobre ele, sentados ou ajoelhados.

Overball

O acessório conta com 23 e 30 cm de diâmetro e possui textura macia. Proporciona aos alunos a execução de exercícios diferentes dos convencionais, e isto tem feito do acessório ser bastante requisitado pelos estúdios de Pilates. Começou a ser utilizado no Brasil com objetivo terapêutico há cerca de dez anos e depois passou a ser usados nas aulas de Pilates.

Thera Band (Faixa de Resitência)

É usada para fortalecimento e alongamento nas aulas de Pilates. As faixam apresentam um sistema de resistência progressiva muito usadas em programas de fitness.

Rolo

Tem por função principal massagear a musculatura da coluna vertebral e musculatura da parte lateral da coxa. Usado também em exercícios que trabalham o equilíbrio e estabilidade do tronco.

Reformer

É um dos mais conhecidos aparelhos de Pilates que possui uma cama que desliza através de trilhos, assemelhando-se a uma máquina de remo. É o equipamento mais utilizado no método Pilates e não pode faltar em um estúdio. O aparelho possibilita executar uma grande variedade de exercícios, desde os mais simples aos mais complexos.

Cadillac ou Trapézio

Aparelho idealizado por Joseph Pilates, durante o período que permaneceu no campo de concentração, em que utilizava as camas hospitalares como base e suas molas como resistência. Trata-se de uma espécie de cama que possui uma estrutura de aço por cima. 

Ladder Barrel

Aparelho utilizado para alongar a coluna vertebral, que se assemelha a um barril de madeira. Apresenta-se acompanhado por uma escada e tem sua superfície coberta por couro. O aparelho desliza e permite ajuste de acordo com a altura dos alunos.

Chair

É uma espécie de cadeira com pedais fixados através de molas que diminuem ou aumentam a resistência dos movimentos. O aparelho trabalha a região abdominal, lombar, pernas, braços e cinturas escapular e pélvica.

Meia Lua

Trata-se de uma plataforma curva e acolchoada que possibilita a execução de vários exercícios. Muito utilizado para trabalho de alongamento e flexibilidade da coluna vertebral, bem como para exercícios realizados no solo, possibilitando a variação de exercícios.

Small Barrel

O aparelho é muito utilizado em trabalhos de fortalecimento de músculos abdominais, tronco e membros inferiores, bem como em trabalhos de reabilitação, pois permite o alongamento da coluna com segurança. 

Esses são alguns dos aparelhos de Pilates que podemos encontrar nos estúdios de Pilates. Que tal reservar um momento do seu dia para conhecer de perto um estúdio de Pilates?  Venha para o Pure Pilates e agregue mais saúde e bem estar à sua vida!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais