Pilates para crianças

Pilates para crianças
Avalie este post

Existem grandes diferenças entre o estilo de vida das crianças de antigamente com a infância atual, desde os hábitos alimentares até mesmo às brincadeiras e a forma de gastar o seu tempo. As crianças tinham um costume maior de fazer atividades que envolvessem esforço físico através de brincadeiras de rua como pular corda, “amarelinha”, “esconde-esconde”, “queimada”, “polícia e ladrão”, carrinho de rolimã, entre tantas outras. Apesar de um ou outro machucado que pudesse acontecer, é um fato que uma vida agitada e com muita atividade física era mais saudável.

Hoje em dia por conta de inúmeros fatores sociais e culturais como o aumento da violência e o crescimento exponencial do uso de automóveis nos centros urbanos, as ruas realmente se tornaram um ambiente demasiadamente hostil para que as crianças possam brincar como antigamente, o que tem levado os pais a buscarem alternativas no mundo digital como forma de entretenimento para os seus filhos, como o computador, os videos games e o aumento do tempo em frente à televisão.

Além disso, o mundo têm se tornado um lugar muito competitivo, fator que explica porque tantos pais tem ocupado o tempo de seus filhos com aulas de inglês, cursos de reforço e aulas particulares. Somado à rotina corrida da escola, este sem dúvida é um estilo de vida estressante para uma criança.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

E aí que o Pilates deixa de ser uma atividade alternativa e se mostra como uma solução. Além de evitar o sedentarismo, pode corrigir problemas de postura, aliviar a tensão e o estresse, entre outros grandes benefícios para a saúde. Continue lendo para entender como o Pilates pode ser benéfico para crianças e como fazer para atrair este tipo de público.

Quais os benefícios do Pilates para a saúde da criança?

“Será que esta não é uma atividade muito puxada para uma criança?”, “Será que o seu desenvolvimento não pode ser comprometido?”, estes são os primeiros pensamentos que os pais tem em relação ao Pilates para crianças, mas a realidade é justamente o oposto. Dentre os inúmeros benefícios que o Pilates pode oferecer à saúde das crianças, estão:

  • Correção ou melhora da postura.
  • Melhor desenvolvimento do sistema locomotor.
  • Melhora do desempenho físico.
  • Melhora da capacidade de concentração.
  • Regulagem do sono.
  • Melhorias no humor e eliminação do estresse.
  • Benefícios para o sistema circulatório e digestivo.

Além do fato da criança crescer longe do sedentarismo e aumentar a propensão de se tornar um adulto adepto do estilo de vida saudável e a prática de atividades e exercícios físicos.

Para que a criança possa usufruir dos benefícios para a sua saúde e o trabalho possa garantir bons resultados, é recomendado que ela pratique Pilates ao menos duas vezes por semana, em aulas de uma hora.

Como despertar o interesse dos pequenos?

Os próprios métodos utilizadas para ensinar a criança a praticar Pilates, são atrativos quando realizados de forma divertida, descontraída e didática. As aulas são desenvolvidas de forma que cada criança entenda a lógica de seus exercícios, conforme a sua própria realidade, para que a sua atividade tenha sentido e não somente desperte o seu interesse, mas também ganhe a sua atenção.

Os exercícios são desenvolvidos de forma lúdica, de modo que se pareça com uma brincadeira, acessórios são utilizados como se fossem brinquedos, tais como: Bolas, rolos de espuma, discos de equilíbrio e rotação, rolos de espuma, entre outros. A montagem do ambiente também deve ser feita de forma que se torne atrativo, como se fosse um centro de atividades.

A partir de qual idade a criança já pode praticar Pilates?

Especialistas da área da saúde recomendam que crianças podem começar a praticar Pilates a partir dos 4 anos de idade, desde que sejam em turmas específicas com outras crianças que também possuam a sua faixa etária. O contato com outras crianças através das aulas, pode ajudar o desenvolvimento de suas habilidades sociais. Respeitando as limitações físicas de acordo com cada criança, não existem contra indicações para a prática de Pilates precocemente.

Quer saber mais sobre os benefícios que o Pilates pode oferecer para a saúde e o desenvolvimento de uma criança? Deixe o seu comentário! E não deixe de acompanhar o nosso blog para não perder nenhuma novidade ou curiosidade sobre Pilates!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais