Dicas para curtir um carnaval saudável

A semana de carnaval já começou, tudo pronto para cair na folia? Saiba como aproveitar todos os dias de festa sem descuidar da sua saúde:

 

Parece que a cada ano que passa as comemorações do carnaval se antecipam mais e mais, tem os bloquinhos pré carnaval, tem os ensaios das escolas de samba e as festas temáticas para já irmos entrando no clima de folia, um esquenta pro feriado que está por vir. E que tal fazer um esquenta para o seu corpo? Pratique exercícios físicos antes das comemorações carnavalescas e tenha disposição para curtir todos os dias de festa com ânimo. 

 

Exercite-se  

Não esqueça de se exercitar antes, durante e depois deste feriado tão esperado, preparar o seu corpo para essa data é essencial e trará bons resultados. Quem pratica Pilates regularmente, possivelmente não terá problemas em acompanhar todos os dias de festa, devido ao exercício, pessoas que o praticam Pilates possuem mais resistência física, elasticidade e resistência muscular. Nada melhor do que chegar no carnaval cheio de energia para curtir com os amigos.

 

Beba com moderação

A maioria das comemorações do carnaval acontecem tradicionalmente nas ruas das cidades e como sabemos, estas festas duram horas, onde as pessoas dançam, pulam cantam e se divertem. O consumo do álcool está diretamente associado à estas atividades, tenha cuidado, ele potencializa sua energia a curto prazo, mas como bem sabemos pode causar muitos danos à sua saúde (e ao restante das suas comemorações). Geralmente por causa do álcool o nosso corpo fica anestesiado e não damos conta de possíveis lesões no corpo. Fique atento!

Se for beber, beba com moderação, é muito bom (e seguro) manter o controle da nossa mente e do nosso corpo não é mesmo? Lembre-se de que o álcool após metabolizado transforma-se em calorias e a cerveja além de possuir o álcool possui também carboidratos, portanto, se você estiver de dieta ou procurando manter a forma evite.

 

Hidrate-se

É importante lembrar que estamos no verão, passar horas embaixo do sol quente pode ser um problema, o consumo do álcool também exige uma hidratação maior, beba muita água, tenha o hábito de carregar sempre uma garrafa consigo, assim você não terá preocupações. Beba água de coco, sucos naturais, hidrate-se com frequência; além de regular o funcionamento do seu corpo e te dar disposição para continuar curtindo a festa, a hidratação irá também te prevenir de uma possível ressaca, o que fará com que você curta o dia seguinte sem problemas.   

 

Alimente-se bem

Cuide da sua alimentação, não esqueça de se alimentar bem antes de sair de casa e não fique muito tempo de estômago vazio, a combinação do álcool com o estômago vazio pode ser muito tóxica e nociva à sua saúde. Uma boa dica é levar frutas consigo, são fáceis de carregar e de consumir, a frutose presente nas frutas irá te dar energia e as frutas suculentas irão te ajudar na hidratação.

Fique atento aos sinais do seu corpo

Às vezes a vontade de se divertir é tanta que deixamos de lado alguns sintomas do corpo para continuarmos as comemorações, tome cuidado, preste atenção aos sinais do seu corpo. Possíveis dores físicas, mal estar, lesões, cansaço… pare e perceba a causa de determinados sintomas, atente-se à uma possível desidratação, insolação etc. E lembre-se que a sua saúde é mais importante! Afinal carnaval tem todo ano (inclusive fora de época!). Repouse, durma bem e não exceda os limites do seu corpo.

Haja com responsabilidade

Lembre-se das consequências dos seus atos, use preservativo, previna-se de riscos. Fique atento ao espaço em que você está inserido e se você se sente seguro. Agir com responsabilidade é respeitar os seus próprios limites e os limites dos outros. Cuide de você e do ambiente a sua volta, faça do carnaval uma experiência coletiva e positiva.

 

A vida continua

A vida continua após o carnaval, que tal guardar um pouco de energia para continuar praticando exercícios físicos? É normal que queiramos dar um tempo em tudo após tantos dias intensos, mas é importante lembrar que a vida não para! E se você cuidar bem da sua saúde com as dicas acima irá curtir um carnaval tranquilo. Guarde um pouco de energia e gaste-a em dias não festivos também. Mantenha os seus exercícios com o mesmo pique do carnaval, com certeza seu rendimento irá aumentar.

 

Comente o que achou das dicas e se você tem mais alguma para acrescentar à lista. Volte do carnaval com disposição, que tal agendar uma aula experimental conosco? Clique – aqui – para saber mais. 

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