Exercícios que podem ajudar a aliviar a escoliose
Você já ouviu falar da escoliose? Para resumir, trata-se de uma condição na qual a coluna vertebral se curva, formando uma curva em “S” ou “C”. Com isso, obviamente, ela pode trazer dores e muitos desconfortos.
No texto de hoje, nós vamos te contar quais são os principais exercícios que podem ajudar no tratamento da escoliose. Embora também há casos onde se torna necessário recorrer à cirurgia. Veja abaixo!
Pure Pilates
Veja alguns exercícios que podem ajudar no tratamento da escoliose
Como falamos acima, a escoliose geralmente é tratada com cirurgia, além também com o uso de órteses. Mas os exercícios também podem ajudar, melhorando a postura e dores. Enfim, veja alguns deles!
1- Pilates
Um ótimo exercício para quem sofre com a escoliose é o Pilates. A prática, amada por muitos, pode ajudar a melhorar a postura, aumentar a força e a flexibilidade, reduzir a dor. Além disso, pode melhorar o equilíbrio e a coordenação em pessoas com escoliose. Ou seja, o exercício é ótimo para ajudar a gerenciar os sintomas e devolver a qualidade de vida do paciente.
Um instrutor de Pilates treinado pode ajudar a desenvolver um programa de exercícios personalizado para as necessidades individuais de cada aluno e isso inclui o aluno que possui esse tipo de condição. Portanto, o programa pode incluir exercícios específicos para fortalecer os músculos do núcleo, melhorar a mobilidade da coluna vertebral e corrigir a postura, além de permitir aumentar a autoestima e a socialização.
Sem dúvidas, dentro das práticas conhecidas, o Pilates está entre as principais para promover saúde e bem-estar para pessoas com escoliose.
2- Alongamento da coluna
Alongar a coluna pode ajudar a aliviar a pressão que ela sofre pela escoliose e melhorar a postura. Uma boa dica é que você se sente em uma cadeira com as costas retas e puxe a cabeça para cima em direção ao teto, mantendo os ombros relaxados. Depois, respire fundo e segure por alguns segundos antes de relaxar. Repetir o alongamento algumas vezes por semana pode te ajudar muito no tratamento – mas vale dizer que o mais adequado é procurar um profissional que corrija todos os seus movimentos.
3- Natação
A natação é uma atividade física de baixo impacto e que, por isso, pode ser benéfica para pessoas com escoliose. Ela ajuda a melhorar a postura, aumentar a força e a flexibilidade, reduzir a dor e melhorar o equilíbrio e a coordenação, benefícios essenciais para quem sofre com o problema. Além disso, a flutuabilidade da água pode ajudar a aliviar o estresse na coluna vertebral e nas articulações, proporcionando um ambiente de baixo impacto para se exercitar.
Enfim, algumas das técnicas de natação que podem ser benéficas para pessoas com escoliose incluem a natação com as costas, que ajuda a esticar a coluna vertebral e a melhorar a postura, e a natação de peito, que pode ajudar a fortalecer os músculos das costas e do núcleo.
Gostou de saber um pouco mais sobre os exercícios para quem sofre de escoliose? Agende sua aula experimental e bora treinar Pilates conosco