Mat Pilates: exercícios que você precisa conhecer

Mat Pilates: exercícios que você precisa conhecer
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O Mat Pilates é uma modalidade do Pilates onde os exercícios são realizados em solo, ou seja, sem a utilização dos tradicionais aparelhos. Neste caso, apenas bolas, elásticos, rolos e outros acessórios são utilizados.  

No total, são 34 tipos de exercícios de solo desenvolvidos por Joseph Pilates, que trazem movimentos de força, mobilidade e flexibilidade com o objetivo de melhorar a postura, respiração, reduzir as tensões musculares, entre outros benefícios do método.

No artigo de hoje, iremos abordar alguns dos principais exercícios do Mat Pilates que você precisa conhecer. Confira!

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Hundred

Exercício clássico do Pilates, o Hundred proporciona ao seu praticante maior tonificação do abdômen, trabalha o equilíbrio, o fortalecimento do core abdominal e treinamento dos ciclos respiratórios.

Para a sua execução, o aluno deve deitar em decúbito dorsal (barriga para cima) e levantar as pernas de modo que elas fiquem esticadas ou flexionadas em um ângulo de 90 graus. Ao inspirar, a cabeça deve ser elevada ficando paralela ao tórax, com os braços estendidos ao longo do corpo com movimentos para baixo e para cima. Inspire e expire durante cinco movimentos, para então poder voltar à posição inicial.

Swimming

O Swimming auxilia no desenvolvimento do centro da força, trabalhando intensamente a musculatura do abdômen e lombar, proporcionando melhora no movimento do quadril na mobilidade e no fortalecimento da coluna vertebral.

Neste exercício o aluno deve ficar deitado de barriga para baixo, com as pernas em paralelo e os braços esticados, mantendo sempre a coluna alinhada. No momento da inspiração, levante suavemente a perna direita e o braço esquerdo, ao expirar retorne à posição inicial do exercício, na sequência repita os movimentos, elevando o braço e perna contrária.

Shoulder bridge

O Shoulder bridge é um excelente exercício para ganhar maior mobilidade da coluna, treinar a interação entre a cintura, bacia e costelas, além de também proporcionar o fortalecimento da parte posterior da coxa e glúteos.

O exercício inicia-se com o aluno deitado em decúbito dorsal com os joelhos flexionados e paralelos, os pés devem ser apoiados no chão na largura do quadril e os braços alongados junto ao corpo. Ao expirar o quadril deverá ser elevado e enquanto se inspira ele deve continuar nesta posição, voltando à posição inicial ao expirar novamente.

Arms circle

O Arms circle, é o exercício ideal para o relaxamento da musculatura da região dos ombros. Com ele é possível melhorar problemas relacionados à contratura e tensões musculares.

A posição inicial é deitada de barriga para cima com os braços estendidos ao longo de todo o corpo. A sua execução inicia-se com uma inspiração, ao expirar, os braços devem ser elevados até que os ombros fiquem flexionados a 90 graus, realizando assim, movimentos circulares para fora. Ao expirar, os braços devem voltar a posição inicial.

Push ups

O Push ups tem como objetivo o fortalecimento e a tonificação da musculatura dos membros superiores e peitoral.

Para iniciar o exercício a posição é de decúbito ventral (barriga para baixo), com as pernas paralelas e os braços devem ficar estendidos na altura do peito. Ao inspirar, leve os braços para próximo ao colchonete e durante a expiração, traga os braços novamente à posição inicial.

Roll down

O Roll down é um dos exercícios mais simples do Pilates. Ele promove a melhora da mobilidade das costas e coluna e o relaxamento da musculatura do ombro.

Para este exercício, o aluno deve ficar em posição vertical, com os pés afastados na largura dos ombros. O movimento inicia-se com a inspiração, mantendo a coluna em posição neutra. No momento da expiração, desça o copo enrolando-o para frente, tentando alcançar os pés e as canecas com as mãos. Inspire e enquanto o corpo está nesta posição, e então expire e retorne à posição inicial.

Pronto! Agora que você já conhece alguns exercícios de Mat Pilates, que tal começar a aplica-los em seu estúdio? Com certeza seus alunos irão adorar pela simplicidades dos exercícios e pelos benefícios que eles proporcionam.

 

Gostou da dica? Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais dicas de Pilates para o seu estúdio!

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