Músculos: 5 alimentos que fazem crescer e se recuperar mais rápido

Você sabia que há alimentos que, por serem bem ricos em proteínas, ajudam o músculo a ficar forte? Esta força também faz com que ele tenha uma recuperação mais rápida após os exercícios físicos. Os alimentos para ficar bombado podem fazer parte do seu consumo diário. Comer o alimento certo, praticar musculação regularmente e adotar o Pilates, acredite, fazem toda a diferença na sua saúde e evitam aquela sensação de dor muscular no dia seguinte.

Na busca por um corpo mais definido, as pessoas procuram as academias de ginástica e os estúdios de Pilates. Mas para que os resultados esperados apareçam é necessário ter a alimentação correta. Quando o contrário acontece, por exemplo, quando a pessoa pratica atividade física mas tem uma alimentação deficiente ou desregrada, cai o rendimento e os treinos não surtem os efeitos desejados. Além disso, o consumo excessivo de carboidratos pode atrapalhar bastante o projeto de ter um corpo saudável e bonito.

Aumentando a energia

Segundo os especialistas, são vários os alimentos que ajudam na formação dos músculos, contribuindo para a manutenção da saúde do tecido muscular. Quando ingeridos nas quantidades recomendadas, eles aumentam a energia da pessoa durante o exercício físico. 

Para seguir uma dieta que permita essa força, maior definição e volume para os músculos, você deve ficar atento aos alimentos mais ricos em nutrientes como as proteínas. São elas que reparam as microlesões comuns nos processos fisiológicos normais de quem pratica exercícios. Elas são importantes porque proporcionam a regeneração e a formação de novas células musculares. Mas, afinal, o que comer? Vamos ver abaixo. 

5 alimentos que fazem o músculo crescer e se recuperar mais rápido

1. Ovo

Cada ovo tem 120 calorias e aminoácidos que são essenciais tanto para formar o tecido muscular quanto para fazer com que funcione bem. Uma proteína de alto valor biológico está na gema do ovo e atua no combate às microlesões, ajudando também a formar novas células. O ovo também tem vitamina D, essencial para aumentar a síntese de proteínas.

2. Azeite de oliva

O grande benefício do azeite de oliva é que ele impede a oxidação de tecidos, que leva os músculos ao envelhecimento. Rico em gorduras monoinsaturadas e polifenóis, o azeite tem o poder de diminuir os níveis de colesterol ruim, o LDL, na corrente sanguínea. Ele pode ser usado no tempero de saladas e para cozinhar. Também previne contra acidentes vasculares e infartos. O azeite dá mais energia para as células de todo o organismo e aumenta a resistência das células musculares. 

3. Espinafre

Como os demais vegetais verde-escuros, o espinafre tem o octacosanol, que aumenta a captação de oxigênio pelos músculos. Esta substância potencializa o processo de geração de energia pela quebra de gorduras, açucares e proteínas. A ingestão do espinafre atua diretamente no metabolismo de produção de energia para os músculos, que é tudo que um praticante de exercício físicos precisa.

4. Carne vermelha

Cortes magros da carne vermelha, como maminha, lagarto e filé mignon podem ser consumidos de duas a três vezes por semana. O alimento é considerado a principal fonte da vitamina B12, que garante o bom funcionamento das células musculares e nervosas do organismo. As carnes vermelhas são fontes, ainda, de muitos aminoácidos que são essenciais para o corpo. Entre eles, o ferro, o zinco e as proteínas.

5. Agrião e brócolis

Rico em vitamina C, o agrião cai super bem em saladas e é excelente para diminuir a fadiga muscular ocasionada pelas atividades físicas. O brócolis ajuda a prevenir as dores nos músculos presentes depois dos exercícios. Ele é rico em vitaminas antioxidantes, carotenoides, betacaroteno, luteína e zeaxantine, todos antioxidantes que neutralizam os radicais livres.

Junte a estes alimentos, o abacaxi, a batata doce, o peixe, o frango e a ervilha. Beba bastante água e pronto! Você estará apto a praticar exercícios, fortalecendo e protegendo seus músculos!

Quer obter resultados ainda melhores depois dessas dicas? Então aprenda como alinhar o pilates à sua alimentação.

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