5 alimentos para evitar na dieta

Na prática do pilates, são exercitados diversos músculos do corpo e a partir disso se trabalha a força e a flexibilidade do praticante. Mas, para evitar que seu corpo sofra lesões, e também para repor suas energias, é importante associar uma boa alimentação ao Pilates.

Ao realizar qualquer atividade física, uma das principais coisas a se pensar é a alimentação, existem alimentos que são mais indicados para consumir antes ou após a prática do exercício e outros que são melhores ser evitados.

Hoje, separamos 5 alimentos para evitar ao praticar Pilates (entre outras atividades físicas),  saiba também quais são os melhores alimentos para associar com sua prática.

Vamos à lista de alimentos para evitar:

  1. Açúcares:

É verdade, o corpo precisa da glicose do açúcar para ganhar energia, entretanto, esse açúcar pode ser encontrado em frutas, de forma saudável, enquanto o que é presente em doces industrializados, bolos, chocolates, entre outros, é um açúcar bem menos saudável e que pode entrar em excesso no seu corpo, causando malefícios, como a diabetes por exemplo.

  1. Frituras:

Já se sabe que os alimentos fritos são o terror de quem quer ter uma vida saudável, pois o óleo submetido à temperaturas muito altas torna-se gordura, e se ingerida com frequência, ela pode entupir artérias, facilitar o acúmulo de gordura abdominal, desenvolver doenças cardiovasculares, e ainda, diminui a capacidade de absorver nutrientes e desencadeia o cansaço excessivo e falta de disposição.

  1. Refeições pré-prontas e fast-food:

Vamos admitir, na correria do dia-a-dia, há vezes em que não podemos evitar comidas fáceis como lanches prontos, lasanhas de microondas, pizzas de massa feita, entre diversas outras opções que estão na palma da mão. Mas, consumir esses alimentos diversas vezes é um agente muito perigoso contra o organismo, pois os mesmos possuem altíssimos níveis de sódio e geralmente são pobres em proteínas, além de seu valor calórico, que é altamente elevado.

  1. Refrigerantes:

Eles são famosos no gosto de grande parte da população, pesquisas indicam que ele é o 6º alimento mais consumido no Brasil! Entretanto, os malefícios que o refrigerante traz são diversos, começando pela grande quantidade de açúcar que possui, o que é um fator que colabora bastante na incidência das cáries, ele também pode desencadear a gastrite, devido à quantidade de ácidos presentes em sua composição. Outras doenças mais graves também entram para a lista, como os problemas cardiovasculares, possibilidade de câncer e também o envelhecimento precoce, decorrente do fosfato do refrigerante.

  1. Alimentos ricos em sódio:

O sódio está presente em diversos alimentos também e deve ser consumido, contudo é preciso muito cuidado para isso, pois pode desencadear diversos problemas de pressão arterial. A quantidade sugerida ideal de consumo do sal é de 5 g/dia, o que equivale à uma colher rasa de chá.

Se consumido em quantidade maior do que essa, pode diminuir a pressão arterial e levar à hipertensão, possibilitando também problemas cardiovasculares.

Não é necessário extinguir definitivamente tais alimentos de sua dieta, mas é preciso que sejam consumidos com bastante atenção e cautela, além de moderação. Foque em alimentos ricos em proteínas e fibras, e alinhe-os à sua alimentação.

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