Como alinhar o Pilates à sua alimentação?

O Pilates é um conjunto de exercícios que traz uma série de benefícios para a saúde e a boa forma dos praticantes. No entanto, o bem-estar máximo e o corpo perfeito só podem ser alcançados através de ações saudáveis em todas as esferas da vida. Por isso, é fundamental alinhar o Pilates à sua alimentação. Confira algumas dicas que preparamos para você:

Coma mais frutas

A glicose é nossa fonte de energia. Precisamos dela não apenas para a prática do Pilates, mas para todas as nossas atividades cotidianas. Os melhores alimentos para fornecer este combustível ao corpo são as frutas. Além disso, elas ainda são ricas em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e contribuem para a sensação de saciedade. As frutas também possuem diversos tipos de vitaminas e têm efeito antioxidante, combatendo o envelhecimento.

Evite doces

Doces industrializados, como biscoitos recheados, bolinhos e chocolates são ricos em açúcar refinado, ou seja, com pouquíssimos nutrientes. A quantidade desses carboidratos presentes em doces também é um problema sério. Além de engordar, o excesso de açúcar deixa a pessoa menos disposta (o que dificulta a prática de Pilates), afeta o humor, prejudica o sistema imunológico, entre diversos outros malefícios.

Troque as frituras por grelhados

Frituras são grandes tentações para a maioria das pessoas, mas os riscos associados a este tipo de alimento são preocupantes. Ao ser frito, o óleo, por melhor que seja, acaba se convertendo em gordura saturada, associada ao acúmulo de gordura abdominal e, assim como o açúcar, leva ao cansaço excessivo e à falta de ânimo. Quando consumidas frequentemente, as frituras podem até mesmo afetar o coração.

A melhor opção, neste caso, é adotar os grelhados, que também são deliciosos, mas com a vantagem de se alinharem perfeitamente à sua prática de Pilates. Mas lembre-se: prefira sempre as carnes brancas, já que as vermelhas favorecem o aparecimento de doenças cardiovasculares. O peixe, em especial, ainda tem o ponto positivo de ser rico em ômega 3, um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do cérebro.

Consuma oleaginosas com moderação

Castanhas, nozes e alimentos do tipo também são ricos em ômega 3, além de terem ação antioxidante e fornecerem magnésio. Este mineral é muito importante para evitar as câimbras, ou seja, é fundamental para o praticamente de qualquer atividade física, como o Pilates. Entretanto, não abuse, pois estes alimentos também têm altos valores calóricos.

Planeje-se para evitar o fast-food

Se você deixar para pensar no que vai comer quando já estiver com fome, a chance de optar por um alimento de baixa qualidade é muito grande. As lanchonetes que servem fast-food, em especial, acabam sendo a opção preferida de quem não se planeja.

O grande problema é que este tipo de alimento reúne tudo que você deveria evitar colocar para dentro do seu corpo: fritura, níveis elevados de sódio, altos teores de açúcar refinado… Sem falar nos refrigerantes, que causam todo tipo de mal à saúde.

Mantenha-se sempre hidratado

Água é essencial para o organismo. Você já deve ter lido que o recomendado é beber pelo menos 2 litros por dia e achou que era demais, não é? O fato é que negligenciar sua hidratação pode causar mal-estar frequente e afetar o funcionamento de todos os seus órgãos.

A flexibilidade do corpo, um dos principais elementos trabalhados pelo Pilates, está diretamente ligada à quantidade de água em circulação. Por isso, também vale muito a pena se planejar para estar sempre hidratado. Uma ótima dica é manter uma garrafinha cheia por perto. Assim, você começa a beber água frequentemente, quase sem perceber, durante suas atividades do dia a dia.

O que comer antes e depois do Pilates?

Se você gostou das nossas dicas, vai adorar outros dois posts que preparamos para alinhar sua alimentação ao Pilates. Este aqui conta, em detalhes, o que você deve ingerir antes de cada aula. Este outro lista alguns alimentos que devem ser consumidos após cada prática. Para entender melhor como o Pilates pode ajudar no seu emagrecimento, confira esta matéria.

Quer continuar recebendo mais dicas sobre Pilates? Então curta nossa página no Facebook!

Deixe seu comentário

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais