Novembro azul: como o pilates previne o câncer de próstata
O novembro azul é uma campanha de conscientização social voltada ao público masculino, que tem como objetivo alertar a respeito do câncer de próstata, entre outras doenças masculinas, diversas entidades privadas apoiam a iniciativa.
Essa campanha foca em quebrar o grande preconceito que a maior parte dos homens tem em relação ao exame de toque (que identifica o câncer na próstata), e com idas ao médico no geral.
O câncer de próstata não possui sintomas e em 95% dos casos, já está em estado avançado quando descoberto. Por isso, é importante que exames regulares sejam feitos (uma vez ao ano é suficiente), para evitar complicações mais graves decorrentes dessa doença, efetuar um tratamento que não seja agressivo com o organismo e aumentar as chances de cura.
Pure Pilates
Dentre os fatores responsáveis pelo câncer de próstata, pode-se levar em conta:
- Hereditariedade: principalmente se houver dois ou mais parentes de primeiro grau diagnosticados;
- Idade: a ocorrência e a mortalidade decorrentes da doença aumentam com a idade;
- Alimentação: ainda é incerto o tamanho do impacto que a alimentação tem na incidência do câncer de próstata, mas estudos indicam que uma dieta que seja rica em frutas, legumes, grãos e reduza o consumo de gordura, pode diminuir a possibilidade;
- Hábitos: fumar, beber em excesso e o sobrepeso são causas que podem deixar o homem propenso ao diagnóstico positivo;
O que fazer para me prevenir?
O exame regular (a partir dos 45 anos o homem já é considerado fator de risco) nos quais, se diagnosticado o câncer de próstata, possuem 90% de chance de cura, é imprescindível. Ao consultar um médico, não esqueça de apresentar à ele seus hábitos diários e relatar qualquer sintoma.
Você sabia que o Pilates pode ajudar na prevenção do câncer de próstata?
Muitas vezes, os homens começam a praticar pilates para desenvolver e tonificar músculos que até então não eram devidamente utilizados, essa prática também aumenta a resistência do corpo.
Ao realizar exercícios de pilates, o homem pode focar seus treinos no aperfeiçoamento e força da área pélvica, o que reduz a deterioração que este pode sofrer com o tempo, além de retardar a possibilidade precoce de um câncer de próstata. E de brinde, justamente por esse fortalecimento, também há um aumento no desempenho sexual.
O câncer de próstata é um mal que pode chegar sem indícios e surpreender negativamente o homem atingido, por isso, os cuidados com a saúde são essenciais e o preconceito pré-existente na grande maioria da população masculina em relação à isso não deve existir, bem como o preconceito que muitas vezes existe com relação à prática do pilates (que, como citado anteriormente, é benéfico na prevenção da doença).
Vá a um médico e não tenha medo de conversar com ele, além disso, comece a mudar sua rotina e adicionar exercícios físicos que pode fazer em casa e não tomam muito tempo, como o pilates. Pequenas ações podem prevenir um malefícios futuros.
Saiba mais sobre o pilates aqui e comece o quanto antes!