Exercícios físicos para crianças

Conheça os exercícios físicos que são indicados para auxiliar no desenvolvimento das crianças

Com o desenvolvimento das cidades e da tecnologia a forma como as crianças gastam seu tempo e energia mudou, elas já não brincam subindo em árvores, jogando bola na rua, correndo e pulando corda. Muitas vezes a falta de espaço e tempo faz com que as crianças busquem diversão nos aparelhos eletrônicos como tablets, celulares, videogames e televisores. A consequência disso é o aumento no número de obesidade infantil e sedentarismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é importante destinar 60 minutos de exercício físico moderado na rotina diária de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.

Sabemos que a realidade de muitas famílias correspondem a apartamentos com espaço limitado e ambos os pais inseridos no mercado de trabalho para contribuir com a renda familiar. Não dá pra negar que o mundo mudou e ficar nostálgico sobre um tempo em que crianças podiam brincar na rua não resolverá o problema de sedentarismo, não é mesmo? O importante é buscar novas alternativas e estimular, por meio dos exercícios físicos, como o Pilates, por exemplo, o desenvolvimento intelectual e a coordenação motora dos pequenos. Pensando nisso, separamos algumas opções para que as crianças possam se movimentar e crescer com saúde.

Balé Clássico

Indicado para crianças pequenas, o balé, por ser um exercício mais lúdico ajuda no desenvolvimento da criatividade, musicalidade e trabalho em equipe. Além de aumentar a flexibilidade, a autoestima e a concentração o balé clássico também auxilia no desenvolvimento da noção de espaço e de localização e melhora o equilíbrio e reflexo.

Natação

A natação pode ser praticada por crianças a partir de seis meses de vida. Além de auxiliar na prevenção e recuperação de problemas ortopédicos, a natação também trabalhará o sistema cardiovascular e respiratório e desenvolverá habilidades psicomotoras como agilidade e velocidade. Aprender a nadar também é uma forma de garantir segurança às crianças que convivem em locais onde há piscinas, lagos, etc.

Judô

A palavra japonesa “judô” significa “caminho suave”. Essa arte marcial, criada em 1882 por Jirogo Kano, estimula ideias de não-violência ao utilizar a força do oponente contra ele próprio. Ao aprender os movimentos dessa arte marcial a criança, além de desenvolver a coordenação motoro, noção de espaço e força, flexibilidade e reflexo, o judô também auxilia no desenvolvimento do pensamento rápido e da consciência corporal.

Atividades com bolas

Atividades como futebol, vôlei, basquete e handebol, são indicadas para crianças a partir de seis anos e ajudam muito na socialização, por serem esportes coletivos eles ensinam às crianças noções de união, comprometimento e entrega, além de auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, domínio dos movimentos e desenvolvimento da força.

Pilates

Indicado para crianças a partir de oito anos, o Pilates é um método que promove a concentração, consciência corporal e fortalecimento da musculatura. Além disso, melhora a pressão sanguínea, a respiração e a flexibilidade, ajuda a corrigir a postura, aumenta o equilíbrio e a coordenação motora. Para saber mais sobre os benefícios do pilates para crianças é só clicar aqui.

Na Pure Pilates os exercícios são adaptados para os pequenos, conforme a idade e tamanho de cada criança, com métodos lúdicos para realizar as atividades e momentos de recreação. É possível agendar aulas para crianças a partir de 8 anos de idade, com a opção de aulas em conjunto para pai e filho.

Para agendar uma aula experimental para seu filho e conferir de perto os benefícios do Pilates na saúde física e mental das crianças, basta clicar nesse link.

Deixe seu comentário

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais