O que é a dieta flexível e como ela funciona?

O que é a dieta flexível e como ela funciona?
5 (100%) 1 vote

A dieta flexível é uma das dietas mais comuns do tempo moderno, principalmente porque ela promove um estilo de vida saudável e, ao mesmo tempo, sem muitas restrições. Mas você sabe como funciona a dieta flexível e quais são as principais ferramentas dela? No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre essa dieta que tem tudo para ser facilmente integrada na rotina a longo prazo. Veja abaixo!

Entenda a dieta flexível!

Como o próprio nome já indica, a dieta flexível é uma dieta que traz na sua concepção a ideia de que é possível perder peso e ser saudável sem sim por muitas restrições alimentares, como é o caso do carboidrato, por exemplo.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Abaixo, separamos três conceitos que resumem esse tipo de dieta atualmente:

1- Você não precisa se restringir

O principal conceito da dieta flexível é que, para que ela funcione, você não precisa se restringir de maneira excessiva. Isso significa que são tipos de dieta que não considera como uma boa alternativa deixar de comer carboidratos e outros nutrientes que são essenciais para a manutenção da saúde humana. Como o nome já diz, a ideia é focar na flexibilidade e mudar os hábitos sem neuras e sem excluir do seu cardápio aquilo que você mais gosta.

É claro que você não deve exagerar em alimentos industrializados e que contém muito açúcar, por exemplo, mas é importante tentar incluir esses alimentos em pequenas porções para que as restrições não se tornem compulsões no futuro.

2- 80% saudável e 20% do que você ama

Vamos ser honestos: os nossos alimentos favoritos, na maioria das vezes, não são aqueles ditos saudáveis. Nós tendemos a gostar muito de alimentos doces, industrializados e com muita gordura, não é? Como já explicamos acima, a dieta flexível não exclui esses alimentos do seu cardápio, mas trabalha com o pensamento de que, se você comer 80% do tempo alimentos saudáveis e 20% do tempo alimentos que você ama, será possível perder peso e melhorar os seus exames de maneira geral.

É um conceito que te impede de sofrer com as restrições e, com isso, que impede de ter uma compulsão alimentar por causa delas.

3- Inclua e não exclua

Por fim, um conceito muito interessante da dieta flexível é que é mais importante incluir alimentos saudáveis na sua alimentação do que restringir os alimentos não saudáveis. Vamos explicar: você deve comer cada vez mais alimentos de boa procedência, como vegetais, legumes e alimentos preparados em casa. Quanto mais você consome esses alimentos, menos você irá consumir dos alimentos que não são tão saudáveis assim. A dica é se saciar com aquilo que faz bem e deixar os alimentos não saudáveis apenas para momentos muito mais específicos. Se você dá preferência para aquilo que faz bem para o seu corpo, você não precisará se preocupar em cortar aquilo que te deixa feliz.

Gostou de conhecer um pouco mais da dieta flexível? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais