Pilates ajuda quem tem problemas de circulação vascular

Você sabia que a má circulação é um problema que atinge homens e mulheres e é resultado do acúmulo de gordura nas paredes das artérias? Da mesma forma, certos defeitos que às vezes ocorrem nas válvulas venosas fazem com que a circulação do sangue se torne mais lenta. A boa notícia é que a prática regular do Pilates age contra o inchaço (como o pé inchado, por exemplo), melhora a circulação e atua diretamente nas suas causas apresentando notáveis melhoras. Confira!
 
A má circulação do sangue nas veias causa vários sintomas. Os mais comuns e frequentes são:
  • Dores nas pernas e na panturrilha
  • Sensação de formigamento em algumas partes do corpo
  • Surgimento de varizes
  • Inchaço
  • Coceira  

Como o Pilates alivia certos sintomas

Há alguns tratamentos que aliviam os sintomas da má circulação. Geralmente, o indicado pelos médicos é feito por meio de medicamentos específicos e de determinadas mudanças de hábitos, como a prática da atividade física regular. Além de manter uma alimentação balanceada, rica em verduras, legumes, frutas, pouco sal e bastante líquido, o paciente pode praticar o Pilates, que reúne diversos exercícios que combatem ou amenizam os sintomas da má circulação sanguínea. 

O Pilates alonga, define e fortalece os músculos. Assim, o método atua como uma reeducação dos movimentos, aumentando a flexibilidade, melhorando a respiração e a circulação sanguínea, corrigindo a postura e prevenindo lesões. E, ao exercitar seus músculos, consequentemente, suas veias serão comprimidas empurrando o sangue para as partes superiores do organismo. 

Pilates auxilia no tratamento de varizes

A maior vantagem do Pilates, quando comparado com outras atividades físicas, é que ele auxilia a circulação sanguínea na medida em que trabalha, de forma conjunta, os movimentos e a respiração. Os movimentos são suaves e, por isso, os exercícios não são considerados de alto impacto e, no caso das varizes, atuam de modo muito positivo.  

Conheça agora mais benefícios do Pilates: 

  • Alonga e fortalece toda musculatura
  • Alivia dores musculares
  • Melhora o equilíbrio
  • Aumenta a coordenação motora
  • Aumenta a capacidade respiratória
  • Melhora a concentração
  • Integra mente, corpo e espírito, reabilitando emocional e fisicamente

Outras dicas que melhoram a circulação:

Para conseguir efeitos ainda mais eficientes em relação à má circulação, nossa dica é que além da prática do Pilates, você inclua na sua vida alguns hábitos que também ajudam bastante. E são coisas simples como usar sempre roupas confortáveis, que não comprimam seus músculos das pernas e também evitar, sempre que possível, os calçados apertados porque eles dificultam a circulação. É importante ainda, pelo menos uma vez por dia, manter as pernas elevadas por alguns minutos. Além disso, deve-se tentar dormir com os pés sobre uma almofada alta e evitar o calor excessivo. Por fim, usar meias elásticas e não fumar. 

Além de atuar na circulação sanguínea, o Pilates também age para dores nas costas, desconfortos ocasionados pela má postura e muitos outros problemas que impedem uma maior qualidade de vida. Para saber mais, leia sempre nosso blog! 
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais