O Pilates melhora a flexibilidade?

Não é novidade que a prática do Pilates promove diversos benefícios para a saúde e bem estar de seus praticantes. Mas você sabia que dentre os benefícios do método, a flexibilidade está entre os principais?

Conquistar um corpo flexível vai além de estar apto a realizar movimentos difíceis. Ter flexibilidade lhe ajudará em seu dia a dia, facilitando as atividades diárias e até mesmo prevenindo lesões.

Acompanhe os detalhes a seguir e saiba mais sobre a importância de se ter músculos flexíveis e entenda como o Pilates melhora a flexibilidade.

A flexibilidade

A flexibilidade é a capacidade que todo ser humano tem de movimentar determinadas articulações ou um grupo delas com amplitude de movimento apropriada. Quanto mais flexíveis somos, mais facilmente realizamos diversas atividades do nosso dia a dia, como por exemplo, um simples amarrar de sapato.

É comum determinada pessoa ser mais flexível do que outra, uma vez que diversos fatores influenciam a flexibilidade, como:

  • Idade: O auge da flexibilidade ocorre na infância e com o passar dos anos ela vai caindo se não for trabalhada constantemente;
  • Sexo: Geralmente as mulheres são mais flexíveis do que os homens;
  • Período do dia: Na parte da manhã, após acordar, há uma maior resistência dos movimentos de maior amplitude;
  • Fator biológico: Pessoas do mesmo sexo e idade podem apresentar graus de flexibilidade diferentes;
  • Temperatura ambiente: Nos dias frios a elasticidade do corpo costuma ser reduzida;
  • Exercícios: Os exercícios influenciam diretamente no grau de flexibilidade. Os mais leves, que visam o aquecimento, como os alongamentos, provocam o seu aumento, já os mais intensos tendem a ter o efeito contrário.

O Pilates e a flexibilidade

Conforme se pode observar acima, diversos fatores influenciam a flexibilidade, e os exercícios específicos de alongamento são grandes responsáveis por seu aumento. Neste caso, um ótimo exercício para continuar ou se tornar mais flexível é o Pilates, uma vez que sua metodologia trabalha o corpo amplamente, focando na melhora da flexibilidade e força corporal.

Com os exercícios de alongamento do Pilates é possível conquistar uma melhor postura, músculos mais flexíveis e o relaxamento do corpo e mente. Sendo assim, exercícios com a utilização do Cadillac, Barrel e da bola suíça são os mais indicados para quem deseja promover o alongamento do corpo e consequentemente aumentar a flexibilidade.

Os exercícios de alongamento e flexibilidade proporcionam grandes benefícios para seus praticantes, entre eles podemos destacar:

  • Melhor desempenho para realizar as tarefas diárias como, por exemplo, carregar caixas, limpar a casa, entre outras;
  • Melhora na circulação, ajudando na redução do tempo de recuperação de lesões musculares;
  • Melhora na postura, diminuindo dores e o desconforto causado pela má-postura;
  • Redução do estresse, uma vez que exercícios de alongamento promovem o relaxamento dos músculos que muitas vezes acompanham o estresse;
  • Prevenção de cardiopatias e outras doenças;
  • Redução do risco de lesões;
  • Retardamento da aparição de fadiga;
  • Sensação de rejuvenescimento.

 

Mais do que simplesmente conseguir realizar movimentos diversos, ter flexibilidade corporal é um dos fatores fundamentais para manter a saúde em dia e poder realizar as tarefas sem dores e incômodos.

Portanto, agora que você já conhece a importância de ter um corpo flexível e sabe que o Pilates pode lhe proporcionar essa conquista, então que tal começar hoje mesmo a praticar algumas aulas?

Nós da Pure Pilates estamos te esperando em um de nossos estúdios. Marque já sua aula experimental e conquiste um corpo flexível!

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