Pilates e Pessao Alta

Pilates e Pessao Alta
Avalie este post

Com o desenvolvimento tecnológico, novos hábitos e o stress gerado pela rotina diária, a vida se transformou em uma verdadeira corrida de alta velocidade, com obstáculos a serem traspostos, curvas cada vez mais perigosas e com consequências, por vezes, desastrosas.

Esse ritmo intenso é acompanhado pelo surgimento de doenças e até mesmo pelo aumento da prevalência de velhas conhecidas, como a hipertensão.

Popularmente conhecida como pressão alta, a doença é caracterizada pela pressão arterial igual ou maior de 14 por 9. Essa elevação ocorre por diversos motivos, mas principalmente quando os vasos sanguíneos se contraem, e o stress tem papel fundamental nesses quadros.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Panorama da hipertensão no Brasil

Ela não distingue homens de mulheres, ricos de pobres, nem raça ou idade. A hipertensão é uma doença democrática e acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Somente no Brasil, aproximadamente 25% da população adulta sofre com a pressão alta, e após os 60 anos de idade, essa prevalência sobe para 50%.

As consequências da hipertensão

Os grande perigo para quem sofre com pressão alta são as consequências da doença. Os vasos sanguíneos possuem uma camada interna bastante fina, que sofre lesões quando o sangue circula com uma pressão elevada, o que pode causar um endurecimento e estreitamento dos mesmos, que contribuem para possíveis entupimentos e rompimentos. As consequências desses quadros são variados de acordo com o órgão que for afetado. No cérebro, por exemplo, a pressão alta é responsável por 80% dos acidentes vasculares cerebrais. Dentre os infartos, por sua vez, 40% estão relacionados à hipertensão e 25% do total de casos de insuficiência renal acontecem pela mesma razão.

O que fazer para controlar a pressão alta?

Em 90% dos casos de hipertensão, há uma herança genética, mas existem outros fatores de risco que influenciam os níveis de pressão arterial, como o fumo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade, níveis altos de colesterol, diabetes e, um em especial, essencial para o controle da pressão: a falta de atividade física.

Como o pilates ajuda os pacientes que têm hipertensão?

Apesar de ser uma doença crônica, e sem cura, ela pode, e deve, ser controlada. E aí, não tem jeito: você precisa mudar seus hábitos e ter uma vida mais regulada, em prol da sua saúde. A prática de exercícios atua diretamente na frequência cardíaca e pressão arterial do indivíduo, e o pilates, por ter baixo impacto e proporcionar força, flexibilidade, e disposição, é altamente recomendado para quem sofre com hipertensão.

Por ter repetições do mesmo exercício, o pilates trabalha com a respiração, o que ajuda no relaxamento muscular e alívio de tensões. É importante que a atividade seja sempre orientada por um profissional para que todos os limites do aluno sejam respeitados, e ele possa colher todos os benefícios da prática.

Viu como o Pilates é fantástico para quem busca, em conjunto com o tratamento médico, estabilizar os níveis de pressão?

E você, sofre com a hipertensão e ficou com alguma dúvida sobre a prática? Escreva pra gente pelos comentários.

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais