Por que você não deve perder peso rapidamente? Veja os motivos!

Aposto que você já pensou, algumas vezes, em como perder peso rapidamente. E chegou até em dietas que prometiam menos quilos em poucas semanas e até em dias. Apesar de parecer atraente, essa é uma abordagem prejudicial para a saúde e pouco efetiva a longo prazo. No texto de hoje, vamos te contar um pouco mais sobre o porquê você não deve tentar perder peso rapidamente. Quais são os riscos e consequências disso? Veja abaixo!

 

Veja os motivos pelos quais você não deve perder peso rapidamente

 

Vamos aos riscos que você corre ao tentar perder peso rapidamente!

 

1- Perder músculos também

 

Quando o corpo perde peso rapidamente, pode perder mais do que apenas gordura – ele também pode perder músculos. Isso pode prejudicar a saúde e a força a longo prazo e pode dificultar a manutenção da perda de peso. 

O ideal é sempre perder peso e ganhar músculos ao mesmo tempo. Ou seja, busque fazer atividades que aumentem a massa muscular, como é o caso do Pilates, por exemplo. Agende uma aula experimental e conheça a prática! 

 

2- Efeito sanfona

 

A perda de peso rápida geralmente não é sustentável a longo prazo. Quando as dietas restritivas terminam e os hábitos alimentares antigos são retomados, é provável que o peso seja recuperado. Isso pode levar a um ciclo interminável de perda e ganho de peso, conhecido como “efeito sanfona”. 

Além disso, é possível que se ganhe ainda mais peso do que o perdido, gerando um efeito psicológico muito ruim para quem está neste processo de emagrecimento. 

 

3- Dificuldade de aderir à dieta

 

Dietas restritivas e programas de exercícios intensivos são difíceis de seguir a longo prazo. Seguir uma dieta rigorosa ou um programa de exercícios intensivo por longos períodos de tempo pode ser desafiador e pode levar a uma falta de aderência e abandono do programa.

Também pode acontecer de você acabar aderindo à dieta por alguns dias, mas logo desistir e até mesmo exagerar ainda mais nas refeições. 

 

4- Danos à saúde

 

Algumas dietas restritivas podem privar o corpo de nutrientes importantes e comprometer a função imunológica. Além disso, a perda de peso rápida pode levar a desequilíbrios no corpo, como baixa pressão sanguínea ou desequilíbrios de eletrólitos. Por isso, jamais faça dietas restritivas sem acompanhamento médico especializado! 

 

5- Compulsão alimentar

 

Buscar emagrecer rapidamente pode ser estressante e pode levar a uma fixação obsessiva pelo peso e pela comida. Isso pode afetar negativamente a saúde mental e a autoestima, gerando episódios severos de compulsão. Psicólogos afirmam que pessoas adeptas às dietas restritas tendem a ser muito mais compulsivas.

 

Portanto, o ideal é procurar cuidar da sua alimentação, visando a saúde e reeducando o seu paladar. E, claro, não deixe de comer o que gosta, apenas mude o tamanho das porções! 

 

Gostou das dicas? Não deixe de marcar sua aula experimental e colocar o Pilates como um exercício para te ajudar a emagrecer! Até a próxima! 

 

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais