Por que você não deve perder peso rapidamente? Veja os motivos!

Por que você não deve perder peso rapidamente? Veja os motivos!
Avalie este post

Aposto que você já pensou, algumas vezes, em como perder peso rapidamente. E chegou até em dietas que prometiam menos quilos em poucas semanas e até em dias. Apesar de parecer atraente, essa é uma abordagem prejudicial para a saúde e pouco efetiva a longo prazo. No texto de hoje, vamos te contar um pouco mais sobre o porquê você não deve tentar perder peso rapidamente. Quais são os riscos e consequências disso? Veja abaixo!

 

Veja os motivos pelos quais você não deve perder peso rapidamente

 

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Vamos aos riscos que você corre ao tentar perder peso rapidamente!

 

1- Perder músculos também

 

Quando o corpo perde peso rapidamente, pode perder mais do que apenas gordura – ele também pode perder músculos. Isso pode prejudicar a saúde e a força a longo prazo e pode dificultar a manutenção da perda de peso. 

O ideal é sempre perder peso e ganhar músculos ao mesmo tempo. Ou seja, busque fazer atividades que aumentem a massa muscular, como é o caso do Pilates, por exemplo. Agende uma aula experimental e conheça a prática! 

 

2- Efeito sanfona

 

A perda de peso rápida geralmente não é sustentável a longo prazo. Quando as dietas restritivas terminam e os hábitos alimentares antigos são retomados, é provável que o peso seja recuperado. Isso pode levar a um ciclo interminável de perda e ganho de peso, conhecido como “efeito sanfona”. 

Além disso, é possível que se ganhe ainda mais peso do que o perdido, gerando um efeito psicológico muito ruim para quem está neste processo de emagrecimento. 

 

3- Dificuldade de aderir à dieta

 

Dietas restritivas e programas de exercícios intensivos são difíceis de seguir a longo prazo. Seguir uma dieta rigorosa ou um programa de exercícios intensivo por longos períodos de tempo pode ser desafiador e pode levar a uma falta de aderência e abandono do programa.

Também pode acontecer de você acabar aderindo à dieta por alguns dias, mas logo desistir e até mesmo exagerar ainda mais nas refeições. 

 

4- Danos à saúde

 

Algumas dietas restritivas podem privar o corpo de nutrientes importantes e comprometer a função imunológica. Além disso, a perda de peso rápida pode levar a desequilíbrios no corpo, como baixa pressão sanguínea ou desequilíbrios de eletrólitos. Por isso, jamais faça dietas restritivas sem acompanhamento médico especializado! 

 

5- Compulsão alimentar

 

Buscar emagrecer rapidamente pode ser estressante e pode levar a uma fixação obsessiva pelo peso e pela comida. Isso pode afetar negativamente a saúde mental e a autoestima, gerando episódios severos de compulsão. Psicólogos afirmam que pessoas adeptas às dietas restritas tendem a ser muito mais compulsivas.

 

Portanto, o ideal é procurar cuidar da sua alimentação, visando a saúde e reeducando o seu paladar. E, claro, não deixe de comer o que gosta, apenas mude o tamanho das porções! 

 

Gostou das dicas? Não deixe de marcar sua aula experimental e colocar o Pilates como um exercício para te ajudar a emagrecer! Até a próxima! 

 

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais