Você tem controle sobre o seu tempo?

Você tem controle sobre o seu tempo?
Avalie este post

A correria do dia a dia acaba sendo a desculpa mais usada para não fazer atividades que fogem do trabalho e das responsabilidades de casa, como um exercício físico por exemplo. É comum a queixa de não ter tempo o suficiente, mas na maioria das vezes ele não é o problema, e sim o uso que fazemos dele.

Como você controla o seu tempo no dia a dia? Para lhe ajudar nessa tarefa, preparamos 4 dicas para organizar melhor a sua vida e ganhar tempo. Preparado para nunca mais falar que o seu dia deveria ter 48 horas? Vamos lá.

1 – Anote o que tem para fazer

Pode ser na agenda, no computador ou até mesmo no celular. Listar tudo o que você precisa fazer no dia faz com que você tenha mais controle sobre o seu tempo. Mas seja realista: não adianta colocar em um único dia todas as atividades da semana. As anotações são metas, e devem ser possíveis de serem realizadas no período de tempo determinado. Uma forma de usar a tecnologia a seu favor são os aplicativos de gestão de tempo. O app da Pure Pilates, por exemplo, permite que você planeje a sua agenda de aulas e marque e remarque reposições, por exemplo.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

2 – Defina as prioridades

Depois de ter um roteiro do seu dia, atribua diferentes graus de prioridade para cada uma das atividades. Essa classificação vai lhe dar uma noção maior de distribuição de tempo. Depois de definir o que é e não é urgente, trace prazos para que essas atividades sejam cumpridas. A ordem de início das tarefas vai depender de pessoa para pessoa. Há quem prefira começar com as mais simples e deixar as mais complexas para depois e vice e versa.

Seja razoável com os prazos. Geralmente as prioridades acabam levando mais tempo do que as atividades que não têm tanta urgência.

3 – Defina uma pausa entre cada atividade

Pode parecer perda de tempo intercalar o que se tem a fazer com um pequeno período de descanso, mas acredite: quanto mais descansado o seu cérebro estiver, mais vai render e menor será o tempo de execução das atividades. Essas pausas devem ser pequenas para não perder o foco no planejamento do dia. Se você estiver no trabalho, por exemplo, levante, converse com algum colega ou vá tomar um café rápido, e estipule um tempo máximo de 10 minutos. Quando você voltar às atividades, verá que será mais fácil de terminá-la.

4 – Recompense o seu esforço

Organizando o seu dia e mantendo o foco, as chances de você conseguir cumprir com o que propôs aumentam consideravelmente. Quando isso acontece, é provável que sobre um tempo livre, e não se engane: ele é fundamental nesse processo. Não o use para começar outras atividades que não estavam planejadas. Apesar de parecer tentador, pense que você terá tempo para fazê-las, e por isso deixou para incluí-las no dia seguinte. Aproveite esse bônus de tempo para recompensar-se e fazer algo que queira, como jantar com a família, ver um filme e até praticar uma atividade física.

Saber controlar o seu tempo é uma das ferramentas mais importantes para não se tornar escravo da rotina, por isso, invista no planejamento e aproveite melhor o seu dia.

E você, como faz para manter o foco nas atividades que precisa fazer no dia a dia? Conte pra gente pelos comentários.

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais