Carboidratos: Vilões ou Mocinhos?

Carboidratos: Vilões ou Mocinhos?
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A dúvida sobre os carboidratos ainda pairam no ar. Afinal, será que eles são vilões ou mocinhos? Será que você deve evitar a todo custo comê-los ou está liberada uma porção pequena durante o dia, especialmente nas refeições principais?

O que os nutricionistas dizem sobre o assunto e qual o consenso entre esses profissionais? Separamos no texto de hoje algumas informações que podem te ajudar muito a decidir se vale ou não a pena comer carboidratos ou se eles devem sair da sua lista de compras. Confira abaixo!

Deixar de comer carboidratos é ruim?

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Primeiro, precisamos acabar como o mito que deixar de comer carboidratos é algo muito ruim. Hoje em dia, muitas dietas se baseiam na diminuição da ingestão desses nutrientes, as chamadas Low Carb.

Porém, nem sempre a diminuição é total, embora existem LowCarbs mais radicais. No geral, há uma diminuição dos processados e a troca por integrais em refeições mais importantes e, aos poucos, uma diminuição até que só haja o consumo de carboidratos naturais, como frutas, legumes e verduras.

Portanto, deixar de comer carboidratos não é ruim e pode ser uma opção para quem tem problemas de saúde diversos. Mas, isso em que ser feito com o respaldo de um nutricionista e com o devido acompanhamento.

E os carboidratos são vilões?

Mesmo que deixar de comer carboidratos não seja ruim, não necessariamente eles são vilões da saúde. Pelo contrário, uma dieta equilibrada, com carboidratos de origem natural, como frutas, legumes e até alguns grãos, pode ser bastante saudável e não há nenhum estudo que prove o contrário até o momento.

Entre a comunidade de nutrição, o importante é tentar evitar os processados e, principalmente, os ultraprocessados, que são os alimentos mais arriscados para a saúde e que podem causar uma série de doenças.

Mas não acredite que os carboidratos são vilões porque essa não é a informação que os estudos nos passam de uma maneira geral.

Então, consumir ou não carboidratos?

Se você não tem uma consulta com nutricionista marcada e não pretende fazer isso agora, a recomendação é não mudar sua dieta de uma hora para outra e nem mesmo tirar nutrientes que está acostumado a comer.

O ideal é manter uma dieta equilibrada, que tenha um pouco de tudo na sua composição, incluindo carboidratos e as proteínas. Se caso houver o desejo de emagrecer, a melhor forma de fazer isso é deixando de lado os processados e industrializados e comendo alimentos mais naturais.

Porém, qualquer mudança mais radical deve ser feita com o acompanhamento de um profissional da área da saúde.

Concluindo…

O ideal é procurar um profissional de nutrição antes de fazer qualquer mudança na sua dieta. Porém, caso você queira comer de forma mais saudável, não é preciso cortar carboidratos, apenas optar por aqueles que estão “in natura” e diminuir os processados e industrializados. O segredo é sempre manter o equilíbrio e também diminuir as porções consumidas!

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

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