4 dicas para organizar o seu fluxo de caixa!

4 dicas para organizar o seu fluxo de caixa!
Avalie este post

Organizar o fluxo de caixa é fundamental para que a empresa se mantenha no azul e para que haja alguma previsão do que acontecerá nos próximos anos com ela. Porém, nem todos os empresários sabem como fazer essa organização, por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse quesito. Confira abaixo quais são elas!

3 dicas para você organizar o seu fluxo de caixa!

Agende a Sua Aula Experimental

Agende a Sua Aula Gratuita num dos mais de 60 Espaços Pure Pilates em São Paulo.

Separamos abaixo 3 dicas que podem te ajudar bastante a organizar o seu fluxo de caixa de maneira simples e rápida. Anote e veja se você pode aproveitar algumas delas e já colocar no seu dia-a-dia.

1- Organize com planilhas ou softwares

É bastante complicado organizar o fluxo de caixa sem uma planilha ou um software que te ajude nesse sentido. As planilhas são formas gratuitas de fazer isso, mas os softwares são mais completos e muitos deles oferecem entrada e saída de dinheiro, visão geral dos clientes e até relatórios com previsões completas.

Seja como for, organize o que entra e sai de dinheiro, seja por meio de um software mais moderno ou até pela boa e velha planilha. Nesse caso, o que não pode é deixar de manter uma rotina que englobe esse acompanhamento pois é bastante arriscado não saber o quanto a empresa está faturando e gastando durante o mês.

2- Faça verificações diárias

Apesar de ser importante conseguir manter o fluxo de caixa organizado apenas anotando o que entra e o que sai dele, também é essencial fazer algumas verificações diárias, somando o mês até aquele momento, tanto das entradas quanto das saídas.

Assim, se houver algum erro, você já saberá de antemão e poderá consertá-lo antes que ele se torne maior do que gostaria. Tente separar alguns minutos no dia para se preocupar com esse controle melhor.

3- Estimule seus clientes a anteciparem o pagamento

Uma boa dica para organizar o fluxo de caixa é recebendo com certa antecedência. Se for possível realizar adiantamentos, a dica é tentar garantir que boa parte dos seus clientes opte por te pagar antes.

Para isso, é possível oferecer pequenos descontos – assim, eles acharão mais vantajoso te pagar com antecedência. Também é importante estipular multas para atrasos, pois assim eles também serão desestimulados.

Seja como for, a dica é tentar adiantar os pagamentos e, assim, organizar melhor as contas.

Se caso haja dificuldade em dar descontos, procure colocar os clientes novos em datas de pagamento diferentes. Isso vai te ajudar a ter uma reserva e não será preciso oferecer descontos para receber bem antes do vencimento das contas. Lembre-se que alguns clientes podem atrasar e deixar as contas muito próximas desses pagamentos pode te render juros e multas que poderiam ter sido evitadas.

Portanto, a dica principal é: receba bem antes das datas de pagamento das suas contas mensais!

Gostou das dicas de hoje sobre como organizar o fluxo de caixa? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais