Como o Pilates pode prevenir o câncer de Próstata?
O Câncer de Próstata está entre as doenças que mais crescem na população masculina e tem se tornado um problema grande para essa parcela de pessoas. Especialmente porque os homens tendem a ir menos ao médico e costumam se preocupar pouco com a saúde preventiva.
Mas você sabia que o Pilates pode prevenir o Câncer de Próstata? Quer entender mais sobre esse assunto e saber como você pode treinar Pilates com o intuito de diminuir as chances de desenvolver a doença? Leia abaixo informações que trouxemos e que são de enorme utilidade para os homens e para quem convive com homens que precisam se prevenir!
Pure Pilates
O pilates pode mesmo prevenir o Câncer de Próstata?
Muitos homens têm dúvidas se o pilates pode mesmo prevenir o Câncer de Próstata e já adiantamos que a prática jamais irá diminuir a necessidade da realização dos exames preventivos, que têm indicação anual para homens acima dos 40 anos.
Mas, o Pilates tem uma função bem bacana nesse sentido: ele faz com que seja possível tonificar a área pélvica, o que faz com que ela tenha sua deterioração reduzida – gerando, então, a prevenção que citamos aqui.
Nesses casos, a tonificação da área pode, comprovadamente, diminuir a chance de um câncer de próstata precoce, além de melhorar o desempenho sexual e a resistência como um todo, já que o Pilates irá trabalhar diversas áreas do corpo ao mesmo tempo.
Além do Pilates, como me prevenir?
Além de praticar Pilates, o homem deve levar em conta os fatores de risco, como a idade, acima dos 45 anos, e outros fatores, como hereditariedade, alimentação e o fumo, que infelizmente é muito comum na população masculina.
Outro fator de risco muito grande é o sobrepeso e o Pilates também pode ajudar nesse sentido, já que é possível emagrecer apenas com a prática e com os treinos aeróbicos realizados em conjunto.
Como conselho final, é interessante que o homem faça o Pilates e realize todos os exames preventivos, porque o câncer de próstata, quando descoberto cedo, tem uma chance de cura que vai até 90%. Portanto, faça os exames e perca o preconceito – tanto do exame em si, como da prática de Pilates, que é excelente para o homem, como é para a mulher!
Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!