A história do Novembro Azul

A história do Novembro Azul
Avalie este post

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização em relação ao câncer de próstata, doença que atinge milhares de homens o ano inteiro e que causa uma grande mortalidade, especialmente em quem não conseguiu descobri-la a tempo, deixando chegar até os estágios mais avançados.

Mas você sabe de onde surgiu a campanha do Novembro Azul e qual a sua importância para realmente ajudar a prevenir ou a diminuir a mortalidade que o Câncer de Próstata traz? No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre esse assunto, especificando o surgimento dessa data e o quanto ela impacta na saúde dos homens do Brasil e do mundo todo. Veja abaixo!

Como surgiu o Novembro Azul?

A Campanha Novembro Azul surgiu em 1999, especificamente na Austrália. Sua ideia inicial foi concebida por um grupo de pessoas, todos amigos, que decidiram deixar o bigode crescer no intuito de trazer à tona a ideia de que o homem precisa se conscientizar da doença. No grupo, existia um histórico de amigos que já tinham passado pelo problema e alguns que tinham perdido parentes para a doença devido ao atraso no diagnóstico.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

A ação do grupo de amigos cresceu e passou a arrecadar fundos para o tratamento da doença. Todos os anos, em Novembro que foi o mês escolhido pelo grupo, eles deixavam de se barbear como símbolo do movimento. Em 2004, finalmente, o grupo cresceu e se tornou a Movember Foundation Charity, em um trocadilho com Novembro (November) e Bigode (Moustache). Também foi implementada a cor oficial do movimento: azul.

O tempo passou e a Campanha chegou ao Brasil, trazida por médicos Urologistas, que viram na ideia uma forma de lidar com o preconceito e ajudar os homens a ir ao consultório todos os anos para se prevenir. Com um Sistema Único de Saúde poderoso, o Brasil tem conseguido fazer a campanha chegar em diversos estados e diminuir a aversão que os homens têm pelo exame que, na realidade, é rápido, simples e indolor.

A importância do Novembro Azul!

É sempre bom relembrar que a importância da campanha é de mostrar aos homens o quanto eles podem ganhar em saúde quando vão ao médico anualmente, especialmente os que já passaram dos 45 anos de idade. O câncer de próstata é silencioso no início, o que torna o exame ainda mais essencial para que seja possível salvar mais e mais homens a cada ano. Entenda que esses minutinhos no consultório vão te ajudar a garantir saúde e vida plena até a velhice!

Gostou de saber mais sobre o Novembro Azul? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais