Qual a causa da dor lombar e como evitá-la?

Qual a causa da dor lombar e como evitá-la?
1 (20%) 1 vote

A causa da dor lombar não é desconhecida, afinal, esse é um problema que aflige os humanos há séculos – e por anos a fio, a medicina vem tentando encontrar soluções que sejam o menos invasivas possíveis.

Porém, embora saibamos o que traz o problema, solucioná-lo não parece tão simples: exige mudanças de hábitos, disposição e conhecimento para que o paciente consiga compreender que suas atitudes formam um remédio muito mais potente do que qualquer outro receitado.

Para te ajudar com todas essas questões, no texto de hoje, vamos explicar um pouco melhor qual a causa da dor lombar e trazer algumas dicas fundamentais para que você possa evitá-la. Confira!

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

 

A causa da dor lombar – Quais são as piores atitudes para a coluna?

 

Não há mais dúvidas de que a má postura seja a causa da dor lombar, embora ainda haja indícios de que outros fatores possam contribuir para o problema, como:

 

  • Exercícios intensos em academia, geralmente feitos de maneira errada e sem supervisão de um professor. Eles costumam envolver pesos ou mesmo serem atividades aeróbicas de alta intensidade.

 

  • Sedentarismo, que provoca a atrofia dos músculos, responsáveis por manter nossa postura correta e evitar dores na lombar ou mesmo em outras regiões da coluna.

 

  • Falta de elasticidade e de condicionamento físico em geral. Além disso, passar muito tempo sentado em má posição é considerado um fator de risco agravante para quem é sedentário.

Leitura Recomendada:

 

Você conhece os 7 benefícios do Pilates? Se não, dê uma pausa na sua leitura e baixe nosso e-book totalmente gratuito para descobrir quais são eles!


Essas são algumas das causas mais comuns de dores na lombar. Lembre-se que é preciso sempre procurar um médico para descartar outros problemas mais graves ou crônicos. No geral, quando não há melhora do quadro clínico com medicamentos ou mesmo terapia, é sinal de que alguns hábitos devem mudar para que o paciente volte a ter uma vida mais saudável.

 

Como evitar a dor lombar? Dicas!

 

Levando em consideração a causa da dor lombar, é simples entender como evitá-la. A dica é sempre procurar se manter em movimento e tentar não passar muito tempo na mesma posição. Se você trabalha sentado, por exemplo, faça alongamentos durante o dia de tempos em tempos. Além disso, anote mais algumas dicas:

 

  • Faça exercícios que trabalhem a postura, como o Pilates por exemplo. Ele irá fortalecer sua musculatura e diminuir as chances de que as dores aconteçam.
  • Fique de olho na sua postura todos os dias, especialmente quando estiver sentado ou deitado. Nem sempre é fácil se policiar, mas essa é uma tarefa importante.

 

  • Faça alongamentos com frequência e levante de tempos em tempos. Evite ao máximo ter uma vida completamente sedentária. Entenda que o sedentarismo e a vida saudável e sem dores não combinam e é quase impossível que viver sem exercícios seja livre de problemas.

 

Essas dicas são importantes para que você possa mudar sua forma de se relacionar com sua coluna. O Pilates, além de fortalecer seus músculos, irá te ajudar a ter uma postura melhor, já que a prática trabalhará seu corpo também nesse sentido.

Agende uma aula experimental grátis e mude de vida, deixando as dores para trás!

 

Gostou do texto de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos!

 

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais