O Pilates realmente ajuda a trazer mais consciência corporal? Como?

O Pilates realmente ajuda a trazer mais consciência corporal? Como?
Avalie este post

Muito se ouve falar sobre como o Pilates age na questão da consciência corporal. Mas você sabe realmente como isso funciona? Qual é essa tal consciência que tanto falamos nos studios e como ela interfere em nossa vida, na prática? Confira o que separamos sobre o assunto no texto de hoje!

 

O que é consciência corporal?

 

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Para entendermos como o Pilates ajuda para obtermos consciência corporal, primeiro precisamos saber o que ela é. Como o próprio nome diz, a consciência corporal é o entendimento que temos sobre o nosso corpo, ou seja, como conseguimos senti-lo, observá-lo e entendê-lo.

Existem muitas formas de obter a consciência corporal, como com prática de exercícios alongamentos e práticas de respiração – e o Pilates se inclui em todas essas opções.

 

Como o Pilates ajuda?

 

Se pensarmos no Pilates como uma prática de une a maioria dos exercícios que ajuda na Consciência Corporal, fica fácil entender o motivo dele ser um dos principais auxiliares nesse sentido. Vamos entender melhor:

 

  • A respiração:

 

Respirar geralmente é automático. Isso é diferente quando estamos praticando Pilates ou outra atividades, como a meditação, por exemplo. Isso porque, no momento delas, nosso foco na respiração é muito maior – passamos a sentir cada uma delas de maneira consciente.

 

  • Alongamentos:

 

Alongar é uma forma de ter mais consciência corporal e esse é um fato comprovado pela ciência. É através do alongamento que conseguimos sentir nossos músculos com maior intensidade – especialmente quando falamos dos alongamentos mais longos, onde podemos ter maior foco no exercício do que quando estamos na academia, por exemplo.

 

  • Exercícios de fortalecimento:

 

Os exercícios de fortalecimento do Pilates são excelentes formas de criar consciência corporal. O motivo disso é bem simples: quando trabalhamos grupos musculares ao mesmo tempo e focamos no exercício, passamos a prestar mais atenção em cada um deles de forma intensa.

Além disso, essa consciência se estende também para o pós-exercício. Sabe-se que, quanto mais um corpo é trabalhado, mais temos consciência dele. Por isso, a musculação também pode te ajudar nesse processo.




 

Leitura Recomendada:

 

Quer se livrar do estresse das grandes cidades? Baixe nosso material gratuito e descubra como lidar com esse que é um dos maiores problemas da sociedade moderna. Clique aqui e confira!

 




 

O quanto vale a consciência corporal?

 

Apesar da consciência corporal ser pouco falada, ela é uma das responsáveis por uma série de benefícios para nossa mente. Entre eles, estão:

 

  • Mais felicidade, relacionada especialmente a autoestima e o autoconhecimento. Quem tem consciência corporal, sabe muito mais de si.
  • Mais disposição, que vem acompanhada dos exercícios capazes de gerar consciência corporal.

 

Ter consciência do seu próprio corpo é uma forma de se tornar mais feliz, mais disposto e com mais autoestima. Estimule-se! Procure por exercícios capazes de trazer esse benefício e seja mais leve!

 

Caso tenha interesse em fazer Pilates, um dos exercícios mais indicados para quem busca mais consciência corporal, faça uma aula gratuita. Você vai notar a diferença desde o primeiro dia!

 

Gostou do texto de hoje? Compartilhe!

 

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais