O Pilates realmente ajuda a trazer mais consciência corporal? Como?

Muito se ouve falar sobre como o Pilates age na questão da consciência corporal. Mas você sabe realmente como isso funciona? Qual é essa tal consciência que tanto falamos nos studios e como ela interfere em nossa vida, na prática? Confira o que separamos sobre o assunto no texto de hoje!

 

O que é consciência corporal?

 

Para entendermos como o Pilates ajuda para obtermos consciência corporal, primeiro precisamos saber o que ela é. Como o próprio nome diz, a consciência corporal é o entendimento que temos sobre o nosso corpo, ou seja, como conseguimos senti-lo, observá-lo e entendê-lo.

Existem muitas formas de obter a consciência corporal, como com prática de exercícios alongamentos e práticas de respiração – e o Pilates se inclui em todas essas opções.

 

Como o Pilates ajuda?

 

Se pensarmos no Pilates como uma prática de une a maioria dos exercícios que ajuda na Consciência Corporal, fica fácil entender o motivo dele ser um dos principais auxiliares nesse sentido. Vamos entender melhor:

 

  • A respiração:

 

Respirar geralmente é automático. Isso é diferente quando estamos praticando Pilates ou outra atividades, como a meditação, por exemplo. Isso porque, no momento delas, nosso foco na respiração é muito maior – passamos a sentir cada uma delas de maneira consciente.

 

  • Alongamentos:

 

Alongar é uma forma de ter mais consciência corporal e esse é um fato comprovado pela ciência. É através do alongamento que conseguimos sentir nossos músculos com maior intensidade – especialmente quando falamos dos alongamentos mais longos, onde podemos ter maior foco no exercício do que quando estamos na academia, por exemplo.

 

  • Exercícios de fortalecimento:

 

Os exercícios de fortalecimento do Pilates são excelentes formas de criar consciência corporal. O motivo disso é bem simples: quando trabalhamos grupos musculares ao mesmo tempo e focamos no exercício, passamos a prestar mais atenção em cada um deles de forma intensa.

Além disso, essa consciência se estende também para o pós-exercício. Sabe-se que, quanto mais um corpo é trabalhado, mais temos consciência dele. Por isso, a musculação também pode te ajudar nesse processo.




 

Leitura Recomendada:

 

Quer se livrar do estresse das grandes cidades? Baixe nosso material gratuito e descubra como lidar com esse que é um dos maiores problemas da sociedade moderna. Clique aqui e confira!

 




 

O quanto vale a consciência corporal?

 

Apesar da consciência corporal ser pouco falada, ela é uma das responsáveis por uma série de benefícios para nossa mente. Entre eles, estão:

 

  • Mais felicidade, relacionada especialmente a autoestima e o autoconhecimento. Quem tem consciência corporal, sabe muito mais de si.
  • Mais disposição, que vem acompanhada dos exercícios capazes de gerar consciência corporal.

 

Ter consciência do seu próprio corpo é uma forma de se tornar mais feliz, mais disposto e com mais autoestima. Estimule-se! Procure por exercícios capazes de trazer esse benefício e seja mais leve!

 

Caso tenha interesse em fazer Pilates, um dos exercícios mais indicados para quem busca mais consciência corporal, faça uma aula gratuita. Você vai notar a diferença desde o primeiro dia!

 

Gostou do texto de hoje? Compartilhe!

 

Deixe seu comentário

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais