Como fazer o exercício de Prancha corretamente?
O exercício de Prancha é um dos mais indicados para quem quer definir o abdômen e para quem deseja ter diversos benefícios, como melhorar a postura, ganhar mais condicionamento, entre outros que iremos citar mais abaixo.
Porém, será que você está fazendo a sua prancha corretamente? Se você ainda não frequenta uma aula de Pilates ou qualquer outra que ensine a posição certa, pode ser que a sua prancha esteja errada – e causando problemas, ao invés de te ajudar.
Por tudo isso, hoje separamos um passo-a-passo de como fazer o exercício de prancha mais simples. Confira!
Pure Pilates
Para que serve o exercício de prancha?
Primeiro, você pode estar se perguntando qual o motivo para fazer o exercício de prancha em casa, mesmo sem ir para a academia ou às aulas de Pilates. Os benefícios dele são excelentes e vão além dos que citamos mais acima. Veja:
- A prancha alivia o estresse: Por mais que esse exercício seja de difícil execução e um pesadelo para os praticantes, ele alivia o estresse no longo prazo e pode ser excelente para diminuir sintomas de ansiedade e depressão.
- Acelera o metabolismo: Por ser de intensidade moderada, a prancha pode sim aumentar o seu metabolismo, especialmente se for feita diariamente, por pelo menos 1 minuto seguido. Claro que chegar até esse ponto vai exigir treinamento, por isso, vá aos poucos!
- Benefícios ao corpo: Além dos benefícios que citamos na introdução, como o condicionamento e a postura, o exercício de prancha ajuda a melhorar a flexibilidade, promove mais definição corporal e gera melhora da respiração.
Como você pôde notar, a prancha é uma excelente aliada de quem quer mais saúde e esse é um dos motivos pelos quais ela está sempre presente em aulas como o Pilates ou na academia.
Como fazer o exercício de prancha em casa?
Agora, se você não vai à academia ou mesmo está de férias e quer continuar se exercitando corretamente, a prancha pode ser uma aliada – desde que feita da maneira certa. Vamos aos passos da prancha simples:
- Fique de joelhos e apoie os dois braços no chão: É importante começar por essa posição para não forçar o seu corpo.
- Levante a parte de cima do corpo, ficando na ponta dos pés, porém, com os braços na mesma posição ao serem levantados: É importante manter os braços paralelos um ao outro para evitar dores.
- Não deixe jamais de contrair o abdômen: Essa dica é fundamental. Contrair o abdômen na hora da prancha vai garantir que você force esses músculos e não as suas costas. Sempre que você se pegar forçando as costas, corrija o exercício para não se prejudicar.
- Tempo correto da prancha: Comece o exercício de prancha em séries de 20 segundos e aumente gradativamente. Pode não parecer, mas ele é intenso e pode ser muito pesado de iniciar de uma vez só. Vá aos poucos!
Gostou das dicas de hoje sobre como fazer o exercício de prancha em casa? Que tal agendar uma aula experimental de Pilates e descobrir esse e outros exercícios incríveis?
E não deixe de compartilhar nas redes sociais!