Maneiras de lidar com a depressão e com a ansiedade
Os problemas de saúde mental estão cada vez mais comuns e atingem boa parte da população – em maior ou menor grau. Sabemos que para lidar com a depressão e com a ansiedade, os fatores ambientais e os hábitos de um indivíduo têm grande impacto, mas o que isso significa na prática?
Em resumo, podemos dizer que há formas de evitar que a nossa mente se torne vítima do mundo em nossa volta, mesmo quando moramos em uma grande cidade – onde o estresse é tão frequente.
Separamos no artigo de hoje algumas maneiras de lidar com a depressão e com a ansiedade que estão ao seu alcance e podem transformar a sua rotina. Confira!
Pure Pilates
Como lidar com a depressão e com a ansiedade – Dicas
Antes de mais nada, precisamos lembrar que, embora existam maneiras de lidar com a depressão e com a ansiedade naturalmente, há casos onde o problema exige ajuda profissional. Ou seja, se você vem sentindo que o ele está impedindo sua rotina de funcionar normalmente, a primeira dica é ir a um terapeuta o quanto antes!
Porém, mesmo com a ajuda da terapia, alguns métodos podem intensificar o tratamento e até dispensá-lo em alguns casos. Vamos a elas:
- Exercícios são fundamentais!
Pode parecer um pouco clichê, mas realizar atividades físicas é fundamental para que sua saúde mental fique em dia. Lidar com a depressão e com a ansiedade é muito mais difícil quando falamos de alguém que produz pouca serotonina derivada do exercício.
Além disso, um corpo mais ativo traz autoestima, tranquilidade, calma e te deixa naturalmente mais feliz. Bons exemplos de atividades indicadas para a saúde mental são: Pilates, yoga e alongamento. Por agirem nos músculos, o resultado dessas atividades é incrível e pode transformar uma rotina sedentária em poucas sessões.
- Distrações saudáveis!
É comum que, ao querermos lidar com a depressão e com a ansiedade, tentemos buscar uma válvula de escape – que pode não ser muito saudável. Por exemplo, quando alguém começa a abusar das bebidas alcóolicas ou do fumo. Além de não ajudar em nada, esse tipo de distração pode fazer com que seu corpo se sinta ainda mais cansado e agrave o quadro mental.
Por isso, busque alternativas saudáveis, como caminhadas, leituras, meditação ou mesmo filmes e séries de televisão. Se distrair do trabalho e do excesso de preocupações é excelente, porém, isso deve ser feito com responsabilidade.
- Saiba pegar leve!
As contas sempre batem na porta, mas exagerar no trabalho é um erro muito comum e que pode ter graves consequências. O mesmo vale para donas de casa que, muitas vezes, podem ter o desejo de manter o controle de tudo – e se sobrecarregam.
Jamais exagere no seu trabalho, seja ele qual for. Se você trabalha em casa, saiba que os afazerem sempre podem esperar se você estiver cansado demais. Se o trabalho acumulou, respire fundo, vá para casa e recomece no dia seguinte. Saber manter o autocontrole e não se estressar com os excessos é fundamental para que a ansiedade e a depressão fiquem longe da sua vida!
Gostou das nossas dicas? Se desejar conhecer o Pilates, agende uma aula gratuita hoje mesmo! O exercício é excelente para unir corpo e mente e é um dos mais indicados para lidar com a depressão e com a ansiedade. Comprove os resultados!