Pilates: Quantas vezes por semana é o ideal? 

Pilates: Quantas vezes por semana é o ideal? 
1 (20%) 1 vote

Muitas pessoas se perguntam: quantas vezes na semana praticar Pilates? Embora a resposta seja muito relativa e dependa de inúmeros fatores, podemos te ajudar a entender melhor como o seu caso se aplica à prática.  

No texto de hoje, você saberá qual é o mínimo e o máximo de aulas por semana que seu tipo físico pede e quando é o momento de avançar no treinamento. Confira mais abaixo o que separamos!  

 

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Quantas vezes na semana praticar Pilates? O ideal para você! 

 

Antes de mais nada, vamos pensar no seu condicionamento físico. Você é uma pessoa sedentária, faz algum esporte ou pelo menos atividades leves, como caminhadas? 

Separamos por condicionamento físico o número de aulas por semana que cada pessoa pode começar: 

 

  • Para quem está completamente sedentário, duas aulas na semana, intercalando ao menos um dia de descanso, são suficientes. Isso porque os seus músculos estão muito despreparados para receber excesso de carga e precisam de costume para que não haja lesões.  

 

  • Quem já pratica algum tipo de atividade, mesmo que leve, o Pilates já pode acontecer três vezes na semana, sem nenhum problema. Além de não atrapalhar, ele ainda traz mais condicionamento, promove melhor respiração e ainda otimiza os outros exercícios.  

 

  • Para atletas, o Pilates não tem nenhuma restrição. Pode ser praticado todos os dias da semana, com dois de descanso – como os fins de semana. O Pilates para quem treina pesado é excelente, pois diminui as dores musculares, traz mais energia e promove ganhos muito mais expressivos.  

 

Custo do Pilates x Quantidade por semana 

 

É claro que o fator financeiro interfere quando precisamos pensar em quantas vezes por semana devemos praticar Pilates. Porém, vale lembrar que a maioria dos Studios, como os da Pure Pilates, tem planos bacanas para quem possui o desejo de aumentar o número de aulas. 

Além disso, os benefícios devem sempre ser pensados além da questão financeira. Você pode se planejar para aumentar os dias, sem prejudicar seu orçamento – por exemplo, optar por três vezes por semana e realizar outra atividade no restante da semana.  

Dessa forma, os benefícios aparecem mesmo quando o dinheiro está curto! 

 

Pilates em casa – Vale a pena? 

 

Outra pergunta comum além de quantas vezes na semana praticar Pilates, é saber se é possível realizar algum exercício em casa. De forma bem realista, a prática em casa jamais será igual àquela do Studio – temos equipamentos próprios para isso e que fazem toda a diferença nos resultados, além dos professores qualificados. 

Também temos que lembrar: Pilates sem orientação pode ser perigoso. Você pode realizar algum movimento errado e causar uma lesão bastante severa.  

Mas, é possível treinar algumas posições sozinho, desde que o professor te indique e te ensine para isso. Uma boa saída é pedir orientação e realizar algumas das que você aprendeu na aula em dias que estiver em casa. 

Aliar os dias de aula com alongamentos e outros exercícios pode ser uma ótima ideia para sentir os resultados. Faça tudo com auxílio de um profissional e pare sempre que sentir dores exageradas.  

Lembre-se que mais importante do que os resultados estéticos, é manter a saúde e qualidade de vida! 

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais