O que devo comer antes de fazer minha aula de Pilates?

Para alguns, praticar Pilates não parece exigir tanto fisicamente, para outros pode parecer intimidador à primeira vista, mas é uma forma de exercício acessível e excelente para desenvolver força, flexibilidade e consciência corporal por trabalhar diversos músculos ao mesmo tempo. São exercícios de baixo impacto, mas que exigem preparo físico para realizar desde os mais simples até os mais complexos ao longo do tempo.

Nesse contexto, percebe-se a importância de uma alimentação equilibrada, principalmente antes e após as aulas de Pilates.  É aí que as dúvidas surgem sobre ao que dar preferência, o que evitar, e assim por diante. Separamos algumas dicas de alimentos que oferecerão energia, sem exigir muito tempo de digestão para antes das suas aulas de Pilates. Confira!

Nem muito, nem pouco – apenas o essencial

Certamente você não deve comer demais antes da sua aula de Pilates, uma vez que alguns dos músculos mais exigidos são os da região abdominal. Não será nada agradável não ter o espaço necessário para que a respiração e os alongamentos sejam executados adequadamente. Porém, tudo vai depender do horário da sua aula. Veja como saber o que escolher.

Início da manhã

Invista em um café da manhã leve entre 40 minutos a 1 hora antes da aula. A digestão será eficiente e proporcionará energia. Opte por frutas (banana, morangos, mirtilos, manga, pêssego) e iogurte; suco com duas frutas, uma verdura e um legume e uma fatia de pão com azeite e orégano (pode substituir por tapioca); 1 ou 2 ovos mexidos e um suco como o anterior; uma batida com proteína de fonte animal ou vegetal e uma fruta.

Final da manhã

Como você já vai ter tomado o café da manhã, escolha um lanche rápido 30 minutos antes da aula como uma fruta; um abacate ou iogurte pequeno com granola; uma fatia de pão com ricota e azeite; uma barra de cereal (sem aditivos açucarados e conservantes, ok?); suco de uma fruta e um vegetal.

Início da tarde

Tente almoçar de 1h30 a 2 horas antes da aula da tarde, dependendo do que vai comer. O importante é não chegar lá fazendo a digestão.  Não se preocupe com detalhes, apenas garanta o consumo de um bom prato de salada com verduras e azeite, uma fonte proteica, uma de carboidrato e um a dois legumes. É isso que você precisa basicamente.

Final da tarde e início da noite

Uma hora antes consuma um lanche básico de atum/frango com cenoura; batata-doce e um ovo cozido (pode levar de casa e deixar em um local adequado); uma batida com proteína de fonte animal ou vegetal e uma fruta; banana com aveia e canela e um suco de acerola sem açúcar.

Hidratação

Normalmente as aulas são feitas em ambientes fechados com ar condicionado ou ventilador ligados em dias quentes, mas nem por isso você pode descuidar da sua hidratação. A água é extremamente importante para manter os nutrientes solúveis em água circulando pelo corpo, favorecer a contração muscular e manter a temperatura corporal.

Se tiver dúvidas, procure um profissional

Essas são orientações gerais e apenas sugestões. Caso você tenha restrições alimentares, cuidados específicos ou dúvidas sobre o que realmente pode comer, não hesite em procurar o nutricionista de sua confiança. O acompanhamento nutricional é muito importante durante toda a vida e só traz benefícios!

Bom treino! Ainda com dúvidas? Entre em contato!

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