O que é Pilates?
Não é nenhuma novidade que a prática de exercícios físicos é fundamental para a saúde. No entanto, nem todas as pessoas são adeptas a prática de caminhada, corrida, natação ou demais atividades praticadas em academias, por exemplo.
E atualmente uma das alternativas que tem ganhado cada vez mais espaço, é o Pilates. Acompanhe os detalhes a seguir para conhecer maiores detalhes sobre esta modalidade e saiba como se beneficiar de sua prática.
O que é o Pilates?
O Pilates é um método de atividades físicas desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates. Através de exercícios de baixo impacto sua prática proporciona o alongamento, equilíbrio, resistência e fortificação muscular.
Pure Pilates
Os exercícios do Pilates podem ser realizados no solo ou com o auxílio de aparelhos específicos para esta prática, onde é possível trabalhar cada parte do corpo de maneira suave, com movimentos precisos e eficazes.
Quem pode praticar Pilates?
Devido ao baixo impacto dos exercícios, o Pilates pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, desde crianças até idosos, além de pessoas com alguma mobilidade física e até mesmo mulheres grávidas. Quem sofre com dores crônicas, como hérnia de disco, problemas ósseos e musculares ou está em processo de reabilitação, também pode se beneficiar com a prática de Pilates.
Atletas que praticam qualquer tipo de esporte também podem ser beneficiar o Pilates para melhorar o desempenho do corpo ou prevenir e tratar lesões.
Observação: Apesar de não haver contraindicações na prática de Pilates, é importante que mulheres grávidas, idosos e pessoas cardíacas ou com outras doenças graves façam um acompanhamento com seus médicos apenas para terem uma autorização.
Que profissional é qualificado para dar aulas?
O Pilates deve ser ministrado por profissionais de educação física ou fisioterapia devidamente qualificados. Além disso, estes profissionais devem realizar o curso de formação em Pilates para estarem aptos a lecionar as aulas desta atividade.
Os instrutores também devem dedicar constantemente e manter a atenção durante as aulas para conhecer os limites e necessidades de cada aluno. Desta forma, é interessante que a quantidade de alunos por aula não seja muito grande.
Vale lembrar também que na hora de escolher a prática do Pilates, é importante informar-se se o profissional possui formação em fisioterapia ou educação física, pois esta escolha deve ser realizada conforme os objetivos do aluno. O fisioterapeuta, por exemplo, é indicado para tratar de pacientes em reabilitação, já o profissional de educação física costuma ter um maior foco condicionamento físico dos alunos.
Quais os benefícios do Pilates?
A prática do Pilates proporciona diversos benefícios para a saúde e bem-estar do corpo e da mente. Alguns exemplos são:
- Alongamento corporal;
- Tonificação da musculatura;
- Tonificação profunda do abdômen;
- Aumento da resistência física e mental;
- Melhora da postura;
- Alívio de tensões, dores crônicas e estresse;
- Aumento da mobilidade das articulações;
- Prevenção e recuperação de lesões;
- Fortalecimento da coluna;
- Recuperações pós-cirúrgicas;
- Proporciona melhora na coordenação e no equilíbrio;
- Melhora a concentração;
- Aumento de autoestima devido a melhorias no visual do corpo;
- Melhora de circulação sanguínea;
- Redução de stress e alívio de tensões musculares
Conforme vimos, o Pilates é uma excelente alternativa para manter a forma física, tratar algumas patologias da coluna, músculos e até mesmo promover o bem-estar mental. No geral, recomenda-se a prática das atividades de duas a três vezes por semana. No entanto, a frequência pode ser adaptada conforme as limitações e necessidades de cada aluno.
E você, tem interesse em praticar aulas de Pilates? Conheça a Pure Pilates e melhore a sua qualidade de vida.