Pilates como um auxiliador na prevenção de doenças graves – Entenda!
Muito se fala sobre prevenção de doenças graves, como câncer, diabetes e outras que podem atingir o corpo humano ao longo da vida por motivos diversos, como hábitos ruins e influência do ambiente. Mas, será que é possível realmente preveni-las com exercícios como o Pilates, por exemplo?
E se for possível, como devemos fazer isso? Qual é o benefício que um tipo específico de atividade pode trazer ao nosso corpo no que diz respeito à saúde como um todo? Vamos explicar no texto de hoje a resposta dessas e outras perguntas. Confira!
Pure Pilates
Prevenção de doenças graves através do Pilates – Como?
A prevenção de doenças graves ou de qualquer outra disfunção do corpo depende de uma série de fatores, entre eles, o genético, como é caso de alguns tipos de câncer e problemas crônicos que se instalam logo no início da vida.
Mas, são muitos os fatores ambientais e de hábitos que podem causar esse tipo de doença, como:
- Fumo em qualquer quantidade, que pode provocar doenças respiratórias e câncer.
- Alimentação desregulada, que tem tudo para contribuir com a obesidade e, com isso, uma infinidade de outras doenças, como diabetes tipo II e hipertensão.
- E, claro, o assunto de hoje: o sedentarismo, que causa obesidade, problemas de coluna e muitas outras doenças.
Considerando esses fatores externos, não é difícil imaginar o porquê o Pilates pode ser uma boa estratégia para quem está querendo optar por uma vida mais saudável e sem riscos, afinal, ele está entre as atividades mais benéficas para o corpo. Vamos explicar melhor:
LEITURA RECOMENDADA:
Antes de continuar sua leitura, você sabia que o estresse das grandes cidades pode ser combatido com o Pilates? Não? Baixe nosso e-book gratuito e descubra já como fazer isso!
- Algumas doenças da coluna, como dores na lombar, problemas para locomoção e tantas outras são frutos quase que exclusivamente de um sedentarismo crônico, que começa muitas vezes na adolescência e se estende para toda a vida.
- O Pilates é uma atividade capaz de solucionar o problema do sedentarismo com uma vantagem enorme sobre as demais: o baixo impacto nas articulações e nos músculos. O exercício pode ser feito de maneira evolutiva, sempre prezando o bem-estar do aluno. Isso é bastante raro de conseguir ser feito em qualquer outro exercício e pessoas sedentárias têm em comum o baixo condicionamento físico.
- Como vantagem do Pilates para prevenção de doenças graves, também podemos citar sua função de correção da coluna e diminuição de dores, como no nervo ciático, por exemplo.
- Por fim, o Pilates é excelente para quem quer perder peso, embora tenha baixo impacto nas articulações. Como ele acelera o metabolismo, trabalha grupos musculares e gera massa magra, as chances de você emagrecer apenas com as aulas é grande. Mas, lembre-se: vale sempre a pena fazer uma dieta em conjunto com os exercícios.
A prevenção de doenças graves é excelente para quem quer viver mais feliz e com a saúde em dia. Além do corpo em si, o Pilates ainda previne doenças mentais, como ansiedade, por exemplo. Aposte em uma via mais saudável, faça Pilates!
Agende uma aula gratuita experimental gratuita em nosso studio!