Dicas para proteger os equipamentos de pilates

Ao abrir o seu estúdio de pilates, você faz um grande investimento não apenas de dinheiro, mas também de tempo e dedicação. E para que este investimento gere o retorno que você espera e prospere por muito tempo, é fundamental fazer a manutenção de toda a estrutura do estúdio, especialmente dos equipamentos de pilates.

Ainda que você tenha investido em equipamentos de qualidade para seu estúdio, é importante tomar alguns cuidados para protege-los de danos causados tanto pelo tempo quanto pelo uso constante. Veja a seguir algumas dicas de como proteger os equipamentos de pilates.

Dicas para proteger equipamentos de pilates

Faça inspeções periódicas

Mesmo que passem por testes de resistência e extensos controles de qualidade, é importante que, para que os equipamentos sempre funcionem com perfeição, sejam feitas inspeções periódicas a fim de procurar possíveis falhas que surgem a partir do uso. Geralmente, no momento da compra dos aparelhos já são passadas instruções a respeito da periodicidade de manutenção que cada aparelho exige ou há alguma informação a respeito disso nos manuais de uso.

Este é um passo que não pode ser ignorado já que o que está em jogo aqui é a saúde de quem usa os equipamentos e a reputação do estúdio de pilates e do profissional que o gerencia. Ter equipamentos funcionando bem é essencial para que o estúdio se estabeleça como referência no assunto e prospere.

Limpe os equipamentos com frequência

Para evitar que se deteriorem com o tempo ou que sejam afetados por fungos, bactérias e afins é importante fazer a limpeza periódica dos equipamentos utilizando os produtos mais adequados.

  • Partes metálicas

Utilize esponjas ou panos macios que não risquem o equipamento para efetuar a limpeza das partes metálicas. Sabões não-abrasivos também podem ser aplicados com água, mas é importante que depois todo e qualquer resquício de produto seja removido e a limpeza seja finalizada com água. Também vale a pena investir em produtos de limpeza que são específicos para uso em metal, como os polidores que dão brilho e um acabamento bonito às peças.

  • Estofados, couros e outros materiais

Estas partes dos equipamentos exigem bastante cuidado, já que são elas que mais entram em contato com as pessoas e por isso estão mais suscetíveis a sujeiras. É importante limpá-las com mais frequência, desinfetando com sabão neutro e água. Produtos muito abrasivos podem danificar o equipamento e devem ser usados com cuidado. Dependendo do tipo de material é possível que haja produtos específicos para limpá-los, como é o caso do couro. Preste atenção a estes detalhes e deixe a manutenção dos seus equipamentos sempre em dia!

Tenha cuidado no manuseio

Manusear os equipamentos da forma certa, sem forçá-los mais do que o necessário, é essencial para que eles durem bastante e funcionem bem. Além disso, é preciso entender que algumas partes terão que ser repostas com o tempo e que isso é natural – é o caso de elásticos e partes feitas em couro que sofrem deterioração natural com o uso.

Além disso, tome muito cuidado quando precisar deslocá-los tanto dentro do estúdio quanto para outro espaço. É importante tomar todas as precauções de embalagem e ter cuidado no momento do transporte. Tenha cuidado com seus equipamentos como forma de evitar gastos com trocas de peças ou compras de equipamentos novos inteiros no futuro.

Quer mais dicas para o seu estúdio de pilates? Então acesse nosso site e confira!

Deixe seu comentário

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais