Qual a importância da respiração para o organismo?

Qual a importância da respiração para o organismo?
3.3 (65.71%) 7 votes

Respiração correta : uma mudança que lhe trará inúmeros benefícios

Apesar dela ser indispensável para a nossa sobrevivência, a maioria de nós não tem consciência sobre a respiração ao ponto de tirar alguns momentos durante o dia para observá-la, suas alterações e como ela pode nos influenciar,  a menos é claro que ela sofra uma grande variação como por exemplo, uma congestão nasal. Mas você sabia que pode estar respirando errado? Isso mesmo, há uma forma correta e outras tantas incorretas  e acredite, respirar corretamente é algo que faz toda a diferença em sua qualidade de vida.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

 

Quem já pratica pilates sabe que todos os  exercícios estão atreladas à respiração consciente e correta, e também já vivenciaram o quanto isso é benéfico dentro e fora do estúdio. Mas se você ainda não faz parte desse grupo, leia esse texto com atenção pois listamos aqui os principais benefícios da respiração correta e eles irão lhe surpreender.

 

A forma correta de respirar

Embora nossa respiração aconteça de forma inconsciente sem que ninguém tenha propriamente nos ensinando, existe sim uma forma correta de respirar. Quando inspiramos, ou seja, quando o ar entra em nossos pulmões através de nosso nariz, o correto é que primeiro se encha o abdômen, depois a área das costelas e por fim o tórax. Já na hora de expirar, você deve fazer o caminho inverso, esvaziando primeiramente o tórax, depois a região das costelas e por último o abdômen. Sabemos que pode parecer um pouco complicado no começo, e que talvez você tenha que se policiar por alguns dias, mas acredite é somente uma questão de tempo para criar o hábito. Lembrando que o primeiro passo para a mudança é observar e ter consciência da sua respiração ao menos por alguns momentos do dia.

 

Corpo e organismo

A respiração é fundamental para todo o nosso organismo, desde os pulmões, ao coração, células e até mesmo o cérebro, para citar alguns. Você agora está pensando, mas isso não é nenhuma novidade, pois bem, acontece que pesquisas médicas e científicas comprovaram que respirar corretamente pode trazer diversos benefícios a sua saúde. Entre eles, a melhora a circulação sanguínea, o que estimula o bom funcionamento do sistema nervoso. O aumento da quantidade de antioxidantes, que a longo prazo retarda o envelhecimento das células ( e todos sabemos que isso também é ótimo para nossa aparência física).

 

E até mesmo o peso pode melhor somente com a melhora da respiração, isso mesmo! Primeiro porque permite que o estômago receba mais oxigênio o que o faz trabalhar melhor e como consequência digerir melhor; também influencia em nosso metabolismo como um todo, que  passa a funcionar melhor, fazendo com que seja mais rápido e fácil perder peso (caso seja seu desejo). E por último, mas não menos importante, por ajudar no controle dos impulsos e isso também se refere aos alimentares que podem contribuir ( e muito) com os quilinhos a mais na balança.  

 

Qualidade de vida

Além de todos os benefícios acima citados respirar bem também garante benefícios emocionais e psicológicos. Lembra que falamos do sistema nervoso? Pois bem, como ele está em pleno funcionamento ele manda mensagens de relaxamento ao nosso corpo, o que também ajuda na hora de ter uma boa noite de sono. Fora isso, diminui os níveis de estresse, ansiedade, sensação de cansaço e até mesmo a hipertensão. Há também relatos de pessoas que passaram a ser mais otimistas, positivas e felizes após criarem o hábito de respirar corretamente, ou seja, você não tem nenhum motivo para não começar essa mudança hoje mesmo e diversos para fazê-lo.  

 

Faça uma experiência e observe sua respiração, se ela não estiver correta tente aos poucos, com calma, corrigi-la e depois conte-nos sobre sua experiência nos comentários!  

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais