Quantas calorias gastar para perder um quilo?

Quantas calorias gastar para perder um quilo?
5 (100%) 2 votes

Você sabe quantas calorias gastar para perder um quilo de peso corporal? E será que essa informação faz diferença no que diz respeito ao emagrecimento saudável? Afinal, será que contar as calorias é a solução mais viável para emagrecer ou será que esse é um mito que precisa ser combatido?

Separamos no texto de hoje a resposta para todas essas perguntas e algumas dicas para que você possa perder peso de maneira saudável. Confira abaixo!

Afinal, quantas calorias gastar para perder um quilo?

Antes de mais nada, vamos à informação principal deste texto: quantas calorias gastar para perder um quilo de peso corporal? A ciência já respondeu isso e existe um cálculo simples!

Agende a Sua Aula Experimental

Agende a Sua Aula Gratuita num dos mais de 60 Espaços Pure Pilates em São Paulo.
  • A cada 7000 calorias gastar sem reposição, perdemos um quilo. Ou seja, nosso corpo gasta uma quantidade média de calorias e ingerimos alimentos para suprir esse gasto. Se ingerirmos cerca de 500 calorias a menos por dia, perdemos meio quilo por semana e um quilo a cada 15 dias.

Veja, é importante considerar quantas calorias o seu corpo precisa para te manter vivo e o que você não pode deixar de consumir. Essa informação é chamada a taxa de metabolismo basal, que varia de pessoa para pessoa – mas, em média, gira em torno de 2000 calorias por dia.

Se você come 1500 calorias por dia, significa que está 500 calorias em déficit do que precisa e, em teoria, emagrecerá meio quilo por semana.

Então, contar calorias funciona?

De forma objetiva, sim, contar calorias funciona. Porém, sabemos que apenas comer abaixo da quantidade calórica necessária para isso não é o suficiente, certo? Precisamos ir além e comer alimentos saudáveis, que faça bem ao nosso corpo.

Outra atitude que não é indicada costuma ser fazer o emagrecimento baseado apenas nessa ingestão de alimentos. Sabemos que uma aula de Pilates, por exemplo, pode queimar até 400 calorias. Então, naquele dia não há necessidade de ser tão radical com a dieta, correto?

Como fazer uma dieta saudável que funcione a longo prazo?

Contar calorias pode funcionar no curto prazo, mas essa prática nem sempre se estende ao longo da vida. Apesar da tecnologia hoje em dia oferece aplicativos e outros meios de fazer essa contagem, a melhor solução é sempre tentar outras estratégias, como:

  • Mantenha uma rotina de exercícios que seja prazerosa, para que você não sinta o desejo de desistir. Fazer Pilates, nadar, correr, andar de bicicleta… Tudo é válido para que exista sempre o movimento na sua vida.
  • Tente comer bem e de maneira saudável, focando em uma reeducação alimentar. Se quiser, conte calorias por um tempo apenas para ter ideia do quanto precisa comer por dia, evitando exageros. Mas, depois, foque apenas na qualidade dos alimentos, observe seu prato e o tamanho dele e melhor: ouça o seu organismo e saiba quando estiver satisfeito!

A dica é sempre tentar ser saudável e, em caso de qualquer dúvida, procurar um nutricionista para ajudar. E, lembre-se: o exercício será parte fundamental do seu processo!

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais