Pilates em casa, é possível?

O Pilates se tornou a nova moda nacional, artistas, cantores e muitas das celebridades estão praticando esse exercício. Muitos se perguntam, é possível praticar Pilates sozinho em casa? Se você não tem os aparelhos, é possível fazer alguns exercícios com algumas adaptações. O resultado pode ser bem parecido.

O que você irá precisar?

Você pode ter em casa uma bola suíça e um colchonete. Com isso você poderá realizar uma variedade maior de exercícios. Além dos equipamentos é importante ter muita determinação. Não são todas as pessoas que conseguem fazer exercícios regularmente se dependerem apensas delas mesmas, por isso

Quais os exercícios são recomendados?

Agachamento com a Bola Suíça

Um dos exercícios que pode ser feito é o agachamento. Você se posiciona contra uma parede lisa, e coloca a bola entre a suas costas e a parede. Você pode realizar três séries de 12 repetições. É importante não forçar o seu corpo além do limite. Se nas primeiras vezes só conseguir fazer cinco repetições, não ultrapasse isso.

Abdominal

Para fortalecer o abdômen, você pode utilizar a bola suíça para fazer abdominais. Por exemplo, você pode deitar no colchonete e segurar a bola entre as pernas e elevar o tronco e as pernas no mesmo momento. Quando você estiver com as pernas e os braços elevados, você transfere a bola das pernas para os braços, e no movimento seguinte dos braços para as pernas. Esse exercício fortalece os músculos abdominais.

Equilíbrio com a Bola

Sentado sobre a bola e com os pés no chão você estará praticando o equilíbrio. Aproveite esse momento para alongar os braços e se mexer sobre a bola, sempre procurando o equilíbrio.

Fortalecer os braços

Apoio os braços esticados no chão e coloque as pernas dobradas sobre a bola. Estique e encolha as pernas fazendo força no abdômen. O nível de dificuldade desse exercício é maior que os anteriores, mas seu resultado também é ótimo. Além de fortalecer os braços, você trabalha o abdômen e o equilíbrio.

Fortalecer as pernas

Deitado sobre o colchonete dobre uma perna e levante o quadril. Mantenha a outra perna esticada verticalmente. Mantenha-se fixo nessa posição por 15 segundos e depois troque a perna de apoio. Repita três vezes para cada perna.

Equilíbrio no chão

No colchonete, apoie-se nas mãos e nos joelhos. Primeiramente levante o braço direito e a perna esquerda e tente deixá-los em posição paralela com o solo. Permaneça na posição por 15 segundos ou o tanto quanto conseguir, no início poderá haver quedas e desequilíbrios. Repita o exercício com a outra perna e o outro braço.

 

Apesar de ser possível fazer alguns exercícios em casa, não há a disponibilidade de aparelhos para realização do Pilates. O que pode ser feito são adaptações dos exercícios do Pilates solo. O exercício é muito bom porém o resultado pode não ser o mesmo, uma vez que os aparelhos não são usados. Em um studio de Pilates você terá um atendimento profissional, auxiliando na correção de postura e minimizando a possibilidade de distensões musculares.

Venha conhecer um dos nossos studios de Pilates e receba os benefícios completos de uma aula de Pilates com aparelhos!

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais