Saúde do homem: quais os principais cuidados que eles devem ter?

Chegamos ao penúltimo mês do ano, que no Brasil é popularmente conhecido como Novembro Azul, uma campanha de conscientização adotada por várias entidades e que tem como principal objetivo incentivar os homens a terem mais cuidados com a sua saúde. Apesar de ter um foco especial na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, a campanha em geral funciona como um alerta para que os homens realizem exames periódicos em diversas especialidades, bem como mantenham hábitos mais saudáveis no dia a dia. É sobre esse importante assunto que vamos falar no texto de hoje.

 Saúde do homem: ela é importante sim!

Graças aos avanços na medicina e na indústria farmacêutica, a maioria das doenças (até mesmo as mais graves)  podem ser controladas e curadas, desde que o diagnóstico seja feito logo no início. Acontece que ainda hoje muitos homens não gostam de ir a médicos para check-ups e consultas de rotina, muitas vezes ignorando e resistindo a dores e outros tipos de mal estar. Na maioria dos casos isso ocorre em decorrência de convenções sociais ultrapassadas, que atribuíam às mulheres maiores cuidados com a saúde, no entanto, a realidade é que ambos precisam zelar pelo bem-estar físico e mental e isso não tem relação alguma com masculinidade.

Exames periódicos

Os médicos indicam que depois dos 18 anos os homens passem a realizar consultas e exames anuais com clínicos gerais e cardiologistas. Depois dos 40 anos as idas ao médico também devem incluir outras especialidades como urologia, oftalmologia e ortopedia, entre outros. Isso contribui para que qualquer tipo de mal possa ser diagnosticado precocemente, garantindo assim que em casos de doenças essas possam ser tratadas logo nos primeiros estágios, aumento das chances de cura.

Exercícios físicos e pilates

Como é de conhecimento geral, os exercícios físicos são grandes aliados para a melhora e manutenção da saúde como um todo. Neste texto falamos sobre os  sete principais benefícios do pilates que são, a consciência corporal;  o fortalecimento do tronco; a melhora da concentração; o aumento da flexibilidade; melhor condicionamento físico; baixo impacto e o combate ao estresse.  Também já explicamos melhor aqui sobre o os motivos pelas quais o pilates é uma atividade que pode e deve ser praticada por homens e se você ainda não estiver totalmente convencido, saiba que o método ainda ajuda na prevenção do câncer de próstata. Ou seja, você realmente só tem a ganhar ao incluir o pilates em sua rotina de exercícios.

Em resumo

Sempre há tempo de aprender coisas novas e criar novos hábitos que contribuem para a nossa qualidade de vida e longevidade, independentemente de sexo ou idade. Ir ao médico com periodicidade, praticar atividades físicas e ter uma boa alimentação são algumas das principais práticas que podem assegurar isso. Por isso, quando se tratar da sua saúde, não deixe que nenhum preconceito fique em seu caminho e faça dela a sua prioridade! Esperamos que este Novembro Azul  sirva como incentivo para que você tenha mais atenção com a sua saúde em todos os meses do ano.

 

Deixe seu comentário

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais