Como ser um ótimo professor de Pilates

As aulas de Pilates devem ser prazerosas, para isso, é essencial que o relacionamento entre aluno e professor tenha respeito mútuo, confiança e afinidade. Professores dispersos, desorganizados e mal preparados resultam em alunos desconcentrados, insatisfeitos e desmotivados. Para evitar que esse tipo de contaminação ocorra nas suas aulas, siga essas 5 dicas de comportamento para professores de Pilates.

5 Dicas para professores de Pilates

1. Use Uniforme

Além de diferenciar os profissionais dos alunos, o uniforme, como o próprio nome já diz, reforça o conceito de unidade, ou seja, ao frequentar o estúdio o público irá notar que todos os aspectos possuem a mesma identidade visual, o que dá notoriedade e autoridade à marca e aos profissionais ligados à ela. Além disso, o uniforme auxilia no fácil reconhecimento do professor e traz segurança ao aluno.

2. Prepare as aulas com antecedência

Estar preparado para o seu aluno é essencial para manter a boa relação durante as aulas e impedir que elas caiam na rotina. Professores despreparados causam confusão e acabam desmotivando seus alunos. Além disso, as aulas devem ser preparadas conforme a necessidade de cada um, portanto aulas feitas no improviso tendem a desconsiderar o objetivo e a capacidade da pessoa que irá praticar. Entre uma grande variedade de exercícios e a liberdade de escolher quais deles irá ensinar a cada aluno é preciso saber planejar uma aula de pilates. Não se esqueça que o professor é o guia do aluno para o caminho para do sucesso.

3. Chegue sempre 15 minutos antes

A pontualidade é a chave do sucesso para qualquer profissional, em qualquer área de atuação, mais ainda para profissionais que trabalham com hora marcada e com o tempo do cliente. É importante que o professor planeje-se para chegar ao menos 15 minutos antes das aulas, dessa forma, além de ter uma margem caso haja imprevistos o professor pode organizar os aparelhos e acessórios que irá utilizar durante a aula. O atraso é uma falta de respeito com o outro, e um grande causador de desânimo e desconfiança. Vale lembrar que manter a rotina é importante para ser uma pessoa organizada e utilizar o tempo da melhor maneira possível.

4. Mantenha o estúdio limpo e organizado

Além de evitar doenças, locais limpos e organizados causam bem-estar, aceitação e clareza de pensamento, ao contrário de lugares desorganizados onde ficamos confusos, irritados e agoniados. Para que o exercício seja feito com uma maior determinação a limpeza e organização são fundamentais, elas valorizam o ambiente e dão sensação de segurança. A boa aparência faz parte da apresentação do negócio e é um fator decisivo na hora de fidelizar alunos.

5. Evite usar celular

Que os smartphones revolucionaram o mundo e a forma como nos comunicamos e comportamos não há como contestar, porém é preciso saber dosar. Um bom professor de Pilates evita o uso de celular durante as aulas, tanto do aluno como o seu. Para poder cobrar e desestimular que o aluno confira mensagens e aplicativos durante as aulas é preciso que o professor dê o exemplo. O foco do professor precisa estar no aluno, e o do aluno no movimento, não deve haver espaço para outras atividades além da prática do exercício.

Já conhece a Pure Pilates?

Fundada em 2009, a Pure Pilates possui o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida para a comunidade. Uma franquia jovem e moderna de estúdios de Pilates, que está sempre atualizada e possui diferenciais que se destacam no mercado, como o aplicativo que permite aos alunos o controle de aulas e agendamento online que também pode ser feito pelo site. São mais de 30 unidades espalhadas pela cidade.

Se além dessas você possui outras dicas para ser um ótimo professor de Pilates, compartilhe conosco. E para ser um de nossos franqueados, entre em contato!

Deixe seu comentário

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais