Pilates e varizes: como o método contribui com quem sofre do problema

Pilates e varizes: como o método contribui com quem sofre do problema
Avalie este post

As varizes são um problema que assombra a grande maioria das mulheres por questões estéticas, pelas dores, coceiras e outros incômodos que elas podem causar. Mas elas não são um mal exclusivo do sexo feminino, homens também têm e sofrem com varizes. Por isso, no texto de hoje vamos falar sobre como a prática do pilates pode ajudar a quem sofre desse mal, que pode sim ser controlado. Você não pode deixar de ler e de compartilhar essas valiosas dicas que reunimos aqui:

As varizes

As varizes nada mais são do que veias dilatadas e tortas que na maioria dos casos acontece na parte superficial da pele e aparecem nos membros inferiores (pernas e pés). Entre os principais fatores causadores desse problema estão, a predisposição genética e a má circulação sanguínea, que muitas vezes é causada por ficar muito tempo sentada na mesma posição ou muitas horas seguidas em pé. Excesso de peso, falta de exercícios físicos, gravidez e uso de roupas muito justas também podem contribuir para o aparecimento das mesmas. E não pense que elas causam apenas problemas estéticos, as varizes além de fortes dores e incômodos também podem causar, em casos mais graves, coágulos e bloqueios nas veias.

Pilates e varizes

Como já falamos em outras oportunidades, o pilates é uma prática que tem como um dos seus princípios a respiração correta, que contribui diretamente para a melhora da circulação, que consequentemente atua na prevenção de doenças cardiovasculares e da formação de varizes. Ao exercitar seus músculos, suas veias são comprimidas empurrando o sangue para as partes superiores do organismo, além disso os exercícios alongam; definem e fortalecem os músculos; aumentam a flexibilidade; corrigem a postura e previnem lesões.

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

O baixo impacto dos exercícios e o auxílio  na manutenção do peso são outros fatores importantíssimos que o pilates traz e que beneficiam  diretamente as pessoas que sofrem com varizes e aquelas que querem se prevenir desse mal.

Outras dicas valiosas para quem sofre com varizes

Além da prática do pilates, reunimos outras dicas valiosas para quem sofre com problemas de varizes:

  • Faça caminhas ao menos duas vezes por semana;
  • Sempre que possível, eleve suas pernas – é só lembrar de colocar travesseiros ou almofadas embaixo dos pés quando estiver descansando ou antes de dormir;
  • As mulheres devem evitar o uso de sapatos de salto alto e, como já citamos, as roupas muito justas que acabam atrapalhando a circulação;
  • Faça uso de meias de compressão, mas lembre que essas essas devem ser compradas após consulta e indicação médica;
  • Faça massagens, especialmente a drenagem linfática;
  • Evite fumar.

Cuide-se bem!

Para ter uma vida saudável é preciso se cuidar em vários aspectos, mas gostamos sempre de reforçar o quanto os exercícios físicos podem ajudar das mais diversas formas, como vimos no texto de hoje. Por isso, não deixe para começar a investir em você e no seu bem estar somente em um futuro distante, procure hoje mesmo a unidade Pure Pilates mais perto da sua casa e veja por si só os benefícios que a prática trará para você.

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais