Ser magro é ser saudável? Entenda melhor a relação entre peso e saúde!

Ser magro é ser saudável? Entenda melhor a relação entre peso e saúde!
Avalie este post

É comum acharmos que ser magro é ser saudável e que essa relação cause uma certa intolerância ao corpo fora dos padrões estéticos e acima do peso. Mas será que, de fato, a magreza sempre será sinônimo de saúde e a gordura sempre será sinônimo de doença? O quanto temos que considerar isso como um fato científico que não pode mudar e que molda a forma como reagimos às diferenças?

No texto de hoje, vamos falar um pouco desses conceitos e entender o que realmente é ser saudável, na opinião de médicos, nutricionistas e especialistas em educação física. Você vai entender mais sobre o assunto abaixo! confira!

Afinal, ser magro é ser saudável?

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

É preciso tirar da nossa mente o estereótipo de que toda pessoa magra é saudável e que toda pessoa mais cheinha é, inevitavelmente, doente. O magro pode ter inúmeras razões metabólicas para não acumular gorduras e, mesmo assim, ter os exames descontrolados, como o colesterol e o diabetes.

Por isso, a resposta é: não, nem todo magro é saudável e nem toda pessoa gorda tem problemas de saúde. Na realidade, o que dita o quanto estamos bem com o nosso corpo é muito mais nossos hábitos do que nossa composição corporal como um todo.

Mas a gordura não é ruim?

A gordura em excesso pode ser sim um problema e não é à toa que muitos médicos pedem para que pacientes percam peso quando relatam alguma queixa no hospital. Isso pode ser um problema porque alguns casos acabam sendo resumidos em excesso de peso, quando poderiam ter uma solução clínica, por exemplo.

Com isso, o que estamos tentando dizer é que estar acima do peso não é necessariamente uma sentença de adoecer e que você pode sim ser saudável mesmo quando estiver com uns quilos a mais na balança.

O que fazer para ser saudável?

Se você se preocupa em ser saudável, a primeira grande dica é evitar se preocupar excessivamente com o peso e focar em mudar os hábitos que podem ser melhores para o seu corpo, como:

1- Faça exercícios regularmente, de preferência todo os dias, de segunda a sexta. Fazer aulas de Pilates duas vezes por semana também pode ser uma alternativa excelente!

2- Se alimente bem e procure comer comidas saudáveis, como carnes magras, legumes e frutas. Coma menos carboidratos e evite ao máximo os alimentos processados!

Com essas dicas, perder peso vai ser apenas uma consequência de hábitos mais saudáveis e não uma preocupação excessiva! Busque uma vida mais plena e feliz e não apenas agradar os padrões estéticos.

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e não deixe de visitar nosso site para maiores informações sobre saúde, Pilates, vida ativa e até mesmo negócios! Até a próxima!

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais