Sono saudável: Cuidando da sua postura durante o sono

A maneira como dormimos afeta a qualidade do nosso sono e consequentemente a nossa saúde, o sono é o nosso principal fator de bem estar, tanto físico quanto psicológico, ele afeta o humor, o rendimento físico, a memória, nossa concentração, funções cognitivas, entre outras coisas.

Porém, muitas vezes é difícil regular o sono e controlar a maneira como dormimos, pouco se fala sobre isso, principalmente sobre a nossa postura durante o sono, e sim, existe posturas mais adequadas para melhorar a qualidade do seu sono; dormir com uma má postura pode ser a razão de um sono ruim e de possíveis dores durante o dia a dia. Confira a seguir algumas dicas para melhorar a sua postura durante o sono:

 

Colchão e travesseiro

É importante você preservar as curvas naturais da sua coluna e pescoço para não tenciona-las durante o sono. O colchão ideal é o que não lhe causa dores, não afunda muito, mantendo a curvatura da sua coluna. Não deve ser nem muito macio nem muito duro, deve ser semi rígido e a densidade da espuma deve variar de acordo com o peso de cada pessoa. Caso você sinta muitas dores e pretende trocar de colchão o ideal é conversar com um médico ortopedista para saber o foco das dores e com um especialista em colchões para te indicar o melhor de acordo com o seu caso. Recomenda-se a troca do colchão a cada dez anos.

O seu travesseiro deve manter o seu pescoço alinhado com o seu peito e as suas costas, ele deve ser adaptável para que você consiga dormir em diferentes posições sem problemas, por isso você pode adotar travesseiros adicionais para sempre poder alinhar sua coluna com o pescoço e a cabeça. Um travesseiro muito alto pode tencionar o seu pescoço e um muito baixo pode sobrecarregar seus ombros, principalmente se você dorme de lado. Escolha um meio termo que ceda um pouco às curvas da sua cabeça e pescoço com o seu peso e se for preciso repense nas posições em que está dormindo e considere reeducar a sua postura para que consiga dormir em uma outra posição mais adequada. Recomenda-se trocar de travesseiros a cada ano.

 

A melhor postura

Procure avaliar a sua postura ao deitar-se, recomenda-se dormir de lado ou de barriga para cima, sempre mantendo a coluna, o pescoço e a cabeça alinhados. Evite dormir do seu lado direito pois atrapalha na sua digestão e pode causar refluxos, uma vez que o estômago fica ao contrário, podendo levar o suco gástrico de volta ao esôfago. Já do seu lado esquerdo o estômago fica na posição correta, alinhado fazendo com que o suco gástrico permaneça no lugar.

  • Dormindo de lado: coloque um travesseiro entre as pernas, assim você manterá o seu quadril alinhado com a coluna.
  • Dormindo de barriga para cima: coloque um travesseiro embaixo dos joelhos, deixando a coluna em uma melhor posição. Lembre-se que se você sofre com ronco e apneia do sono esta não é a melhor posição, pois agrava esse tipo de condição.
  • Dormindo de barriga para baixo: Evite dormir nessa posição, pois é considerada a pior posição para a sua postura durante o sono, essa posição faz com que você durma com a cabeça virada ou para a direita ou esquerda, tencionando o pescoço e a coluna, forçando o seu corpo à mudar de posição constantemente devido à dores e pressão no pescoço. Portanto, procure reeducar a sua postura, por mais difícil que seja. E caso na fase de adaptação você não consiga dormir em outra posição que não seja de barriga para baixo adicione um travesseiro fino sob a pélvis e barriga para aliviar um pouco a tensão do pescoço.

 

 

Supere as dificuldades

É normal sentir dificuldades para dormir quando estamos reeducando a nossa postura, pois temos vícios onde estamos acostumados a dormir da mesma maneira sempre, comece aos poucos, se você dorme em posição fetal ou de maneira muito torta comece esticando o seu corpo e se policiando para mantê-lo alinhado, em seguida adicione os travesseiros necessários para cada posição e então considere mudar de posição para a mais adequada. Com o passar do tempo você irá se acostumar e perceber uma grande mudança na qualidade do seu sono e no seu rendimento no dia seguinte. Lembre-se de alinhar o seu corpo, certificar de que nenhum dos seus músculos estão tencionados e que a sua circulação esteja fluindo normalmente por todo o seu corpo. O Pilates também é um forte aliado para você reeducar a postura do seu sono sem grandes dificuldades, além de ajudar na recuperação da sua postura ele lhe trará mais relaxamento na hora em que for dormir, fará com que você conheça melhor o seu corpo e as suas necessidades e assim você irá se adequar melhor a uma nova postura. Cuide do seu corpo também na hora do sono, afinal, dormir é tão fundamental quanto respirar, por isso deve-se fazê-lo do jeito correto, melhorando então a sua saúde e qualidade de vida.

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