4 benefícios do Pilates que você precisa conhecer!
Fazer Pilates é uma excelente opção de exercício físico nos dias de hoje, já que ele trabalha o corpo e a mente ao mesmo tempo, trazendo inúmeros benefícios para a saúde de quem o pratica – além de poder ser praticado por uma grande diversidade de público, como gestantes, pessoas da terceira idade, homens, mulheres e até atletas profissionais.
O Pilates é também um exercício bastante personalizado, onde o instrutor analisa individualmente como reage o corpo de cada aluno a determinado estímulo e, assim, cria uma série de exercícios que se adaptem às condições dele.
No texto de hoje, separamos 4 benefícios que você precisa conhecer a respeito dessa prática tão comentada nos dias de hoje! Veja abaixo!
Pure Pilates
Conheça os 4 benefícios do Pilates imperdíveis!
Sem mais delongas, veja os principais benefícios do Pilates para que você decida começar a praticá-lo hoje mesmo!
1- Correção de problemas na postura
Ao longo do tempo, adquirimos o péssimo hábito de não manter a postura ereta, o que, consequentemente, leva a danos estéticos e também fisiológicos – como, por exemplo, dores nas costas, dores de cabeça, sono e até fadiga. Com a prática do pilates, nós trabalhamos a flexibilidade, enrijecemos a musculatura e ainda fazemos alongamentos, trazendo mais qualidade de vida como um todo. O Pilates é um dos exercícios mais indicados para diminuir as dores nas costas e melhorar a postura.
2- Contribui para uma boa saúde mental
Atualmente, com a pandemia, estamos passando por um período muito difícil de isolamento social, que é capaz de trazer estresse, depressão e ansiedade.
Por se tratar de uma atividade física, o pilates tem um papel importantíssimo para ajudar a combater esse problema pois, além de nos manter concentrados, as aulas liberam hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar – como a dopamina, a endorfina e a serotonina. Nelas, também direcionamos nossa atenção para a respiração, tornando-a mais calma e mais profunda, o que resulta na sensação de relaxamento do aluno, diminuindo muito os sintomas da ansiedade.
3- Maior nível de flexibilidade do corpo
O nível de flexibilidade de cada indivíduo varia muito de acordo com seu estilo de vida, como, por exemplo, se ele tende a ser mais monótono ou tem o hábito de se movimentar com mais frequência, se é homem ou mulher, se é mais baixo ou mais alto, dentre outras coisas.
No pilates, trabalhamos muito com movimentos de alongamentos e isso faz com que ocorra uma maior circulação sanguínea, essencial para uma flexibilidade maior. E os exercícios de força que agem sobre a musculatura também têm ligação direta com o aumento e melhora da flexibilidade, pois eles ajudam a recuperar articulações importantíssimas. Ou seja, o Pilates é considerado hoje uma das práticas mais indicadas para esse objetivo!
4- Melhora do equilíbrio
<
Com o passar do tempo, tendemos a perder parte do equilíbrio e, muitas vezes, isso ocorre até antes do esperado, devido a fatores degenerativos, neurológicos ou simplesmente pela diminuição de massa corporal. O pilates ajuda consideravelmente no equilíbrio por trabalhar padrões de movimentos específicos em atividades solo ou com equipamentos adequados, desenvolvendo e até reabilitando a coordenação motora.
Gostou de saber mais sobre os benefícios do Pilates? Agende sua aula experimental gratuita! Até a próxima!