O que é capital de giro e o por que ele é importante? 

O que é capital de giro e o por que ele é importante? 
Avalie este post

O Capital de Giro é extremamente importante para qualquer empresário ou empreendedor que decida começar um novo negócio, seja ele independente ou uma franquia. Mas afinal, o que é o capital de giro e quando ele deve ser uma preocupação para quem ainda está iniciando agora a vida empresarial? 

Vamos trazer abaixo algumas informações importantes sobre esse assunto. Confira! 

 

Agende a Sua Aula Experimental

Agende a Sua Aula Gratuita num dos mais de 60 Espaços Pure Pilates em São Paulo.

O que é capital de giro?

 

O Capital de giro nada mais é do que a reserva financeira que toda empresa precisa ter para garantir o seu pleno funcionamento em qualquer ocasião. Vamos dar um exemplo:

 

  • Vamos supor que você pretende abrir uma franquia de Pilates. Apesar de ser um investimento relativamente baixo, se comparado com outras franquias, é necessário ter em mente que você deve guardar para o capital de giro. 

 

  • Ou seja, além de ter o dinheiro para a franquia em si, é fundamental ter um dinheiro extra que será utilizado nos primeiros meses do seu negócio para que ele gire – daí o nome, Capital de Giro. 

 

Apesar de muito importante, o capital de giro nem sempre é prioridade na cabeça de novos empresários e os riscos advindos desse hábito são enormes, como vamos falar mais abaixo. 

Para que serve o capital de giro? 

 

O capital de giro tem como principal finalidade proteger a empresa e garantir que ela permaneça funcionando, mesmo quando algo der errado ou quando o fluxo de clientes for menor do que o esperado. 

Cada negócio tem o seu capital de giro ideal, considerando:

 

  • O que é necessário para manter o funcionamento de todas as operações por tempo suficiente para que ela não feche as portas em uma crise. 

 

  • Isso significa pensar em cada um dos gastos que a empresa tem, como aluguel, funcionários, contas, fornecedores, manutenção de equipamentos, etc. 

 

  • O seu capital de giro deve prever ao menos seis meses de operações sem redução de custos e precisa aumentar conforme você lucra. Então, vale dizer que quanto mais capital de giro você tiver, melhor para que a empresa esteja sempre saudável. 

 

  • O Capital de giro também vai servir para emergências, como um processo trabalhista inesperado, por exemplo. Isso pode acontecer com qualquer negócio, mesmo com todos os cuidados tomados para evitar problemas. Nesse tipo de situação, o capital de giro de suprir o rombo e manter a empresa no azul. 

 

E se eu não tiver capital de giro?

 

Sabemos que muitos negócios, especialmente franquias, começam com menos recursos, porque é justamente essa a ideia: montar uma empresa com pouco investimento. Então, é comum que esses novos empreendedores não tenham o capital de giro disponível logo no início. É preciso desistir?

De jeito nenhum! Se você ainda não tem dinheiro suficiente para ir além do investimento total que precisará fazer, tudo bem. Mas lembre-se de utilizar seu lucro para isso e economizar o máximo possível nos primeiros meses para deixar a empresa protegida – assim, você consegue seu capital de giro e assegura a saúde do seu negócio. 

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos e familiares! 

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais