Corpo e mente conectados – Como isso é possível?  

 

Como conectar corpo e mente de uma forma realmente palpável? Essa é uma pergunta que nem sempre parece fazer sentido para quem não conhece o Pilates.  

Com base na premissa de que podemos nos interligar e criar noção de percepção plena dos nossos movimentos, o exercício é hoje um dos mais indicados para quem busca esses benefícios – tão importantes para uma vida saudável.  

No texto de hoje, vamos falar sobre como conectar como e mente, não só com o Pilates, mas também com outras formas facilmente aplicáveis. Confira! 

 

O que significa conectar corpo e mente? 

 

Quando falamos em conectar corpo e mente, pensamos em espiritualidade e até em fenômenos longe de ser atingidos por pessoas comuns. Não é bem assim. Obviamente, quem é mais sensível costuma ter facilidade em criar esse tipo de conexão, porém, a ideia é bem mais palpável do que pensamos.  

Conectar o corpo e mente é conseguir sentir o nosso corpo – estar presente. É ter noção de movimento, de alongamento, de respiração. É saber como expandir a consciência corporal e, assim, conseguir benefícios a curto, médio e longo prazo.  

Separamos alguns métodos que são excelentes nesse sentido: 

 

  • Pilates: 

 

Sem dúvidas, o Pilates é um dos métodos que possui mais eficácia no processo de conexão entre o corpo e a mente. Por trabalhar inúmeros exercícios ao mesmo tempo, como alongamento, respiração e grupos musculares, ele promove ao máximo a conexão entre o corpo e a mente.  

Vale dizer que os exercícios do Pilates podem ser facilmente adaptáveis a todas as idades – sendo assim, homens, mulheres e idosos podem participar das aulas, que trabalham no limite de cada aluno.  

 

  • Meditação:  

 

Outra forma de conectar corpo e mente é meditando. As técnicas reúnem respiração pausada, concentração, calma e relaxamento. Tudo isso ajuda o praticante a ter mais consciência corporal – o que é excelente para o equilíbrio como um todo.  

Para a meditação, não é necessário nenhum tipo de preparo, embora seja interessante ter a ajuda de alguém habilitado e experiente. Isso ajudará a criar um ambiente mais benéfico. 

Embora excelente para a conexão corpo e mente, a meditação não é um exercício que trabalhe qualquer grupo muscular e, diferente do Pilates, traz benefícios mais pontuais e que não são ligados à saúde do corpo em si.  

 

Por que conectar corpo e mente? 

 

Se a ideia é fazer exercícios, por que o conectar corpo e mente? Afinal, temos a disposição diversas outras atividades, como corrida, caminhada e academia. Qual a diferença deles para uma prática como a do Pilates? 

Em resumo, eles trabalham apenas o corpo e não a nossa percepção de corpo. Como são mais rápidos, enérgicos e exigem muita força, seus benefícios se restringem à estética. 

Já o Pilates possui movimentos mais lentos e nos obriga a sentir o corpo de uma forma diferenciada. Ou seja, nos conecta por completo.  

Qual deles vale a mais a pena? Se formos arriscar uma resposta totalmente correta é: todos. Os exercícios – tanto os que trabalham a mente ou só o corpo e ambos – são fundamentais para nossa felicidade e saúde.  

Trabalhar a mente nos traz bem-estar, alegria e autoestima. Não podemos esquecer dela quando pensamos em exercícios! 

 

Gostou da ideia de fazer Pilates? Agende uma aula grátis, sem compromisso de fechar pacotes!  

Deixe seu comentário

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais