Quanto tempo demora para tonificar os músculos?

Quanto tempo demora para tonificar os músculos?
3.3 (66.67%) 3 votes

A dúvida sobre quanto tempo demora para tonificar os músculos é uma das mais perguntadas nos consultórios de nutricionistas, nas academias e, claro, nos studios de Pilates. Isso acontece porque as pessoas têm bastante pressa de conseguirem bons resultados – embora não seja recomendado começar uma atividade física apenas por motivos estéticos.

No texto de hoje, vamos explicar de maneira bem simples e objetiva quanto tempo os nossos músculos passam a dar sinais de estarem tonificados e quais são os passos para agilizar esse processo de maneira saudável. Confira abaixo!

 

Pure Pilates

Pratique exercício em segurança. Faça Pilates

Demora para tonificar os músculos?

 

Será que demora para tonificar os músculos? Ou seja, será que vamos ter que treinar anos e anos até ter um resultado – ou pelo menos ir à academia diariamente por uns bons meses?

O medo de treinar e não ver resultados estéticos é que mais faz com que haja desistências – e, claro, como consequência, nenhum benefício no longo prazo.

Obviamente, existe um tempo mínimo para que os músculos se tonifiquem de fato, que gira em torno de seis meses a um ano de academia ou Pilates.

Mas, antes desse prazo, os primeiros sinais de tônus começam a surgir e vamos explicar abaixo qual é esse tempo!

 

Os primeiros sinais de tonificação muscular – Quando surgem?

 

Para quem faz Pilates, que é o nosso foco de exercícios no blog, os tônus musculares aparecem bem rapidamente, geralmente depois das primeiras semanas – às vezes até mesmo depois da primeira semana de treino.

Mas, é importante dizer que essa é uma tonificação considerada simples, que costuma desaparecer se o aluno deixar de ir às aulas. É por isso que é bastante comum as pessoas perderem com facilidade os músculos: porque não houve tempo suficiente para que corpo pudesse memorizá-los.

 

Como tonificar os músculos mais rapidamente?

 

Se sua maior preocupação é saber quanto tempo demora para tonificar os músculos e as respostas que trouxemos não foi suficiente para entender melhor como funciona o processo – ou mesmo para saber como fazer ele ser mais rápido – trouxemos algumas dicas extras para ajudar nesse sentido:

 

1- Coma bastante proteína

 

A proteína ajuda na tonificação muscular e pode ser uma aliada de quem quer vê-los maiores. Se preocupar com uma alimentação saudável também é uma boa ideia, além de apostar em suplementos, como Whey Protein. Seja qual for sua decisão, a dica é sempre procurar um nutricionista para isso.

 

2- Faça musculação em aparelhos

 

Além do Pilates para evitar dores ou traumas musculares, é importante fazer a própria musculação, especialmente caso o seu desejo seja a hipertrofia. Nesse caso, é essencial procurar por um profissional de educação física e aumentar gradualmente os pesos.

 

3- Não pare os treinos

 

Quem se preocupa se demora para tonificar os músculos também deve se preocupar com o tempo que eles duram, caso os treinos sejam cessados. E, acredite, é bem menos do que o período em que você se dedicou à atividade! Por isso, evite faltar e jamais fique mais do que um mês sem treinar – a não ser que seja necessário.

 

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe nas redes sociais! 

Deixe seu comentário

Descubra como Pure Pilates Ajudou Mais de 15.000 Pessoas

Reserve sua aula gratuita!

Agendar Agora

Seja um franqueado!

Saiba mais